quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Parto antes das 39 semanas de gestação pode prejudicar bebê


«São Paulo - O parto realizado antes de 39 semanas de gestação pode aumentar os riscos de problemas respiratórios e cardíacos na criança. Pesquisadores da Universidade do Alabama, nos EUA, acompanharam 13.258 gestantes e mostraram que um terço delas agendou o parto antes deste período. A gravidez completa dura 40 semanas.

Segundo informações da Folha Online, embora não existam números, a situação no Brasil é semelhante. "A antecipação do parto normalmente acontece pela conveniência das próprias mães e dos médicos, que preferem agendar a data de acordo com seu trabalho. Além disso, há a tendência de acreditar que após 37 semanas o corpo do bebê já está completo, então não haveria motivos para esperar pelo fim da gravidez", explica o obstetra Corintio Mariani Neto, diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.»

Fonte:Diário de canoas
Link:http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-684,cd-171142.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde

Tive miha filha com 36 para 37 semanas e no momento do parto (cesarea), ela parou de chorar, muitas pessoas tentaram justificar de diversas formas... porque ela ficou junto com os prematuros em observação uns três dias. Ela nasceu chorou e logo em seguida ficou quieta e tiraram o pai da sala. Sempre me pergunto o que eu pederia ter feito? Não me culpo mas algum sentimento parecido as vezes toma conta da minha consciência. Vacina para fortalecer os pulmões??? Planejar parto normal? Tive sangramento e discolamento da placenta logo no terceiro mês de gestão e assim foi até o final...dactil ob...direto...em fim... obrigada pelo desabafo!
Bya