quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cuidados redobrados durante a gravidez


"Andreia Pereira

Ao longo dos nove meses de gestação, não raro, as grávidas duplicam os seus cuidados. Até porque os comportamentos adoptados fora do ventre materno repercutem-se no desenvolvimento do seu bebé. Conheça os conselhos que a ajudarão a proteger-se a si e ao pequeno rebento que carrega na sua barriga.

Se está grávida ou pensa engravidar, saiba que a regra de ouro de uma gestação passa por uma boa alimentação. Contrariamente ao que dizeres populares, não se deve comer por dois, sob pena de se engordar mais do que aquilo que é absolutamente necessário para o desenvolvimento do feto. Segundo o Dr. Fernando Cirurgião, director de Serviço de Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, "deve-se evitar, ao máximo, ceder às ‘tentações' dos doces e dos hidratos de carbono", uma vez que estes alimentos dificultam a digestão e contribuem para um aumento exagerado de peso.

Para este especialista, os bebés espelham o estilo de vida que se adoptou durante a gestação. "A ingestão de açúcar em exagero durante a gravidez pode contribuir para que os bebés nasçam com peso a mais. E, mais tarde, serão crianças tendencialmente obesas, com predisposição para desenvolverem hipertensão ou diabetes."

Embora não haja um peso-padrão para a gravidez, o obstetra indica que, em média, uma gestante deve aumentar cerca de 10 a 11 quilos, porque é este o peso que a mulher perde aquando do parto. De acordo com estes cálculos, "é permitido que uma mulher engorde mais ou menos um quilo por cada mês de gestação". Aceita-se, porém, que nos últimos meses a mulher possa aumentar dois quilos por cada 30 dias.

Se, por um lado, há que dosear as quantidades de alguns alimentos, o obstetra indica que se pode e deve reforçar a ingestão de cálcio durante o período de gestação. "O ideal é beber dois a três copos de leite por dia, dado que se trata de um alimento rico em cálcio." Nas refeições intercalares - a este propósito Fernando Cirurgião lembra que, de duas em duas horas, se devem efectuar pequenos lanches -, os iogurtes são uma alternativa ao consumo de leite. Já o queijo fresco deixa algumas reticências no seu consumo. "O ideal é que este alimento seja pasteurizado", para evitar um eventual risco brucelose.


Toxoplasmose: ameaça oculta

O parasita da toxoplasmose, quando atinge uma mulher em período de gestação, pode provocar algumas sequelas no feto, nomeadamente "a nível cerebral, ocular ou até em outros órgão dos sentidos". Sabe-se que este microrganismo encontra no gato o seu hospedeiro. Este animal, ao expelir as fazes para o solo, inicia um ciclo de contaminação que se estende às plantas e, destas, para os animais. O ser humano, quando consome produtos animais ou vegetais, está, então, a entrar neste circuito.


"As grávidas devem evitar o contacto directo com a terra ou com a carne crua, uma vez que esta poderá ser uma via de contaminação." O especialista sugere, ainda, que se tenha algum cuidado com a confecção de alguns alimentos - concretamente os legumes e a carne crus - cozinhando-os a altas temperaturas, para "anular" o toxoplasma. Para além da preocupação com estes alimentos, as grávidas devem evitar consumir produtos de fumeiro: por não serem cozinhados a altas temperaturas, julga-se que podem ser uma via de contágio.


Para se apurar a existência de uma toxoplasmose no organismo, os clínicos recorrem a "análises de sangue (são efectuadas várias vezes durante a gestação), porque deste modo "consegue-se saber qual o estado imunológico da grávida". Contudo, "idealmente, seria aconselhável realizar este exame antes da concepção, para comparar com os resultados durante a gestação". Esta é uma tentativa de perceber se já houve um contacto com o toxoplasma antes de a mulher engravidar.

"Suspeitando-se de toxoplasmose, a amniocentese [método de diagnóstico pré-natal] ajuda a determinar se houve transmissão materno-fetal. E, em caso positivo, se o feto está ou não infectado, já que o facto de a mãe ser portadora do parasita não significa que o bebé possa ser afectado." O especialista explica que, numa fase embrionária, o risco de infecção "é muito grande", contrariamente ao que se passa no final da gravidez, em que o feto está mais protegido pelo seu sistema imunitário.


Ligações perigosa

São universalmente conhecidos os malefícios do tabaco. Mas uma mulher que pense engravidar deve saber de antemão que o consumo continuado da nicotina pode deixar estragos. "O tabaco interfere com a irrigação das artérias, pelo que, se as artérias que ‘alimentam' o útero já tiverem algum reflexo das alterações provocadas pelo tabaco, provavelmente, o desenvolvimento da placenta não será o adequado."


Devido ao "envelhecimento precoce da placenta", há um risco de se registar um atraso de crescimento in útero e de o bebé nascer com baixo peso à nascença. Paralelamente, sabe-se que há uma "grande hipótese" de prematuridade.


"Quando não é possível suspender o tabagismo, aceita-se um consumo até cinco cigarros por dia. Até este número considera-se que não haverá uma influência directa no desenvolvimento do feto." Em todo o caso, é necessário "incentivar as mulheres a abandonarem ou reduzirem o tabaco", de modo a minorarem alguns efeitos colaterais do cigarro, nomeadamente o desenvolvimento de diabetes gestacional.


Nem sempre a diabetes está relacionada com uma má alimentação ou com determinados estilos de vida. "A história familiar pode contribuir para que a diabetes apareça durante a gravidez." Mas não só: "uma gravidez mais tardia é um factor de risco no desenvolvimento de uma diabetes gestacional", considera Fernando Cirurgião. Com a alteração de "todo o ambiente hormonal" há, ainda, a possibilidade de se propiciar o aparecimento da diabetes, que, após o parto, desaparece espontaneamente.


Actividade física: sim ou não?


Embora as grávidas não possam realizar grandes piruetas, a actividade física não lhes é interdita. "Uma caminhada diária, durante 30 minutos, produz enormes benefícios: tonificação muscular, alívio das dores lombares e prevenção do aumento de peso exagerado", acrescenta Fernando Cirurgião. A natação pode, ainda, ser uma óptima ajuda na "flexibilidade e relaxamento".


Por uma boa higiene oral


Durante a gravidez, "há uma maior fragilidade de todo o suporte dos dentes e as gengivas são mais sensíveis, razão pela qual se justificam as hemorragias com o escovar dos dentes", diz Fernando Cirurgião. Assim, deve-se apostar na utilização de elixires e reforçar o aporte de cálcio. Mas não é por estar grávida que a mulher fica impossibilitada de consultar um dentista ou estomatologista. Bem pelo contrário: "pode e deve, a fim de fazer a revisão ou prevenção de eventuais problemas dentários".


Fonte:Médicos de Portugal
Link:http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/2768/

Sem comentários: