quinta-feira, 9 de julho de 2009

Há 900 casais à espera de tratamento de infertilidade


«Norte 66% aguardam até meio ano. Hospital de Gaia abre novas instalações para melhorar oferta
2009-07-02
INÊS SCHRECK
No Norte há 900 casais à espera de tratamentos de infertilidade. O número poderá começar a recuar hoje com a abertura das novas instalações do Centro de Procriação Medicamente Assistida do Centro Hospitalar de Gaia.

Chama-se Unidade de Medicina da Reprodução Drª Ingeborg Chaves, custou 1,5 milhões de euros, e vai dar continuidade à actividade desenvolvida no hospital desde 1993. O trabalho que se realizava em 40 metros quadrados (m2) e "em muito más condições" passa a ser feito numa área quase seis vezes maior (230 m2). As novas instalações vão dar resposta aos utentes de Gaia, mas também aos casais provenientes do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa e do Hospital de S. Sebastião.

Dos 320 ciclos de Procriação Medicamente Assistida (fertilização in vitro e injecção intra-citoplasmática de espermatozóides) realizados em 2008, a unidade de Gaia deverá passar este ano para os 416 ciclos. No próximo ano, estima-se que atinja os 518.

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, dos 900 casais que esperam concretizar o sonho de terem um filho, 12% não são do Norte, mas foi na região que procuraram ajuda. Do total, 66% aguardam há menos de seis meses por um tratamento de segunda linha, 34% entre seis e 12 meses, mas ninguém espera mais de um ano. A legislação determina que em caso de espera superior a 12 meses, os casais sejam encaminhados para o sector privado.

"O quadro não era assim tão negro", refere Fernando Araújo, vice-presidente da ARS/Norte. Não há dados de anos anteriores para analisar a evolução da lista de espera. De acordo com a lei, no Norte ainda não há necessidade de enviar doentes para o privado, mas para acautelar o futuro a ARS/Norte celebra hoje protocolos com quatro centros de Procriação Medicamente Assistida privados (Centro de Genética de Reprodução Prof. Alberto Barros; Centro de Medicina de Reprodução de Braga; Clínica Obstétrica e Ginecológica de Espinho e Centro de Estudo e Tratamento da Infertilidade do Porto).

É suposto que os investimentos e as medidas tomadas façam recuar a espera, mas não é garantido. "É expectável que a lista reduza, mas com o aumento da oferta também pode aumentar a procura", perspectiva o "vice" da ARSN.

A aposta do Ministério da Saúde no tratamento da infertilidade traduziu-se, na região Norte, em investimentos de 2,7 milhões de euros, aplicados em obras e equipamentos. Além disso, foram contratualizados com os hospitais ciclos de tratamentos, o que deverá funcionar como "um estímulo" para aumentar a produção. Espera-se que, no segundo semestre deste ano, as induções da ovulação aumentem 100% em relação a 2008, as inseminações intra-uterinas cresçam 21% e os ciclos de fertilização in vitro 39%.

Por outro lado, foi dada formação a 182 médicos de Medicina Geral e Familiar e foram celebrados acordos com hospitais para que o médico de família possa solicitar um exame num hospital referenciado. "Isto evita a duplicação de exames. O que acontecia era que o doente fazia-os fora e depois repetia-os no hospital", esclarece Fernando Araújo.

No Porto, há quatro centros públicos de Procriação Medicamente Assistida (Hospital de S. João, Centro Hospitalar de Gaia e Espinho, Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar do Alto Ave. Destes apenas o S. João está autorizado a funcionar pelo Ministério da Saúde. Dos cinco privados, só um aguarda autorização. "Até Setembro estarão todos autorizados", garantiu Fernando Araújo, lembrando que a lei estipula como data limite Março de 2010. Porém, todos são certificados ou estão em fase de certificação por entidades externas. »

Fonte:JN
Link:http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20Nova%20de%20Gaia&Option=Interior&content_id=1287384

Sem comentários: