segunda-feira, 13 de julho de 2009

OMS alerta para o risco de ‘abanar’ os bebés


«Um relatório da Organização Mundial de Saúde diz que esta forma de agressão nem sempre é imediatamente identificada, mas as suas consequências podem ser graves para as crianças.

É comum chegarem às urgências dos hospitais bebés com convulsões, vómitos ou irritabilidade. Vírus é o diagnóstico mais frequente, mas um exame mais rigoroso é capaz de mostrar hemorragias ou fracturas, lesões ocultas que podem apontar para uma ‘síndrome da criança maltratada’, um tipo de agressão infantil que consiste em abanar violentamente um lactante.

Segundo o El País, a falta de tratamento nestas situações motivou uma equipa de médicos australianos a trabalhar no sentido de melhorar o diagnóstico, ainda que todos os especialistas concordem que a atenção deve focar-se na prevenção.

Kieran Moran, pediatra forense do hospital infantil de Sidney, diz que os bebés são vítimas deste tipo de agressão sobretudo no primeiro ano de vida, quando parecem chorar de forma inconsolável e mais frustram os pais ou educadores. A maioria de casos de traumatismo cranio-encefálico por maus tratos em crianças ocorrem, efectivamente, com bebés de seis a oito semanas – o período em que mais choram.

De acordo com os médicos, abanar os bebés pode provocar danos maiores do que uma pancada na cabeça: as forças violentas de aceleração e desaceleração são mais perigosas para os vasos sanguíneos cerebrais, já que os bebés são particularmente vulneráveis devido à fragilidade do seu cérebro e escasso desenvolvimento dos músculos do pescoço. »

Fonte:DN
Link:http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1281461&seccao=Sa%FAde

1 comentário:

Ana Garrancho disse...

Olá,

É o síndrome do bebé abanado. Infelizmente não se fala muito em Portugal, mas em países grandes como o Brasil e USA fala-se imenso. Não é de descartar que os país portugueses não fazem isso aos seus filhos, pois há imensos casos mas ninguém fala neles, ou apenas falam em maus tratos. Se o bebé for abanado num momento de angustia pelo choro excessivo, essa lesão pode não ser vista a olho nu, mas dentro da cabeça do bebé, acreditem que os danos podem ser irreparáveis, levando a paralisias e tudo.
Há que avisar os pais e esse aviso deveria de ser dado a grande escala.

jinhux

Ana