segunda-feira, 20 de julho de 2009

Filhos herdam obesidade dos pais, diz estudo


«Mães obesas têm 10 vezes mais probabilidade de ter filhas com o mesmo problema. Entre pais e filhos homens, as chances são 6 vezes maiores. As conclusões são de estudo da Peninsula Medical School, na Inglaterra. Segundo os pesquisadores, a explicação é comportamental, e não genética. Os médicos acreditam as filhas tendem a copiar o estilo de vida da mãe e os filhos, dos pais.

O vínculo, porém, não existiria entre filhas e pais ou filhos e mães. A equipe coordenada pelo médico Terry Wilkinde mediu o peso e a altura de 226 famílias durante três anos.

Os pesquisadores concluíram que 41% das meninas de oito anos de idade filhas de mães obesas também eram obesas. O índice caiu para 4% quando foram analisadas as filhas de mães magras. No caso dos meninos, a proporção de obesos não foi influenciada pela obesidade da mãe.

Entre eles, no entanto, 18% dos que tinham pais obesos também eram obesos. Na comparação com filhos de pais magros, o índice caiu para 3%. A proporção de meninas obesas não foi afetada pela obesidade do pai. Na Inglaterra, médicos britânicos monitoram crianças obesas sob a crença de que elas vão carregar o problema na vida adulta.

Mas os pesquisadores ingleses argumentam que a prática ignora que oito em dez adultos obesos não sofriam o problema na infância.

O coordenador da pesquisa defende mudanças no monitoramento do problema. "As atenções devem estar concentradas nos pais", disse Wilkin.

No Brasil, 13% dos adultos são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) do que entre os homens (12,4%), de acordo com o Ministério da Saúde. Sobrepeso e obesidade são fatores de risco para distúrbios respiratórios, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.»

Fonte:Terra.com.br
Link:http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3880164-EI1497,00-Filhos+herdam+obesidade+dos+pais+diz+estudo.html

Sem comentários: