terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Apelo à justiça pela maternidade

«Autarca de Chaves entregou providência cautelar para suspender encerramento

O presidente da Câmara de Chaves entregou esta manhã uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Mirandela. O objectivo é a reabertura do bloco de partos do hospital da cidade. O autarca entende que não foram cumpridas as contrapartidas prometidas para o encerramento da maternidade.

Manuela Carneiro
Jornalista

Fez-se acompanhar apenas por um jurista, mas João Baptista, presidente da câmara de Chaves não está só nesta causa.

As autarquias do Alto Tâmega e a população apoiaram a decisão de entregar uma providência cautelar no tribunal administrativo de Mirandela. A ideia é suspender o encerramento da maternidade de Chaves.

“Não foram cumpridos os pressupostos que estavam no despacho para o encerramento da Maternidade de Chaves. Quando se dizia que devia haver a melhoria das acessibilidades a Vila Real, essa melhoria apenas se consubstanciou na A24. Mesmo a A24, como aconteceu este ano por duas vezes, ficou interrompida ao trânsito, o que quer dizer que a unidade de Chaves tem que estar preparada e deve manter-se em actividade”, defendeu João Baptista.

Um parto na auto-estrada 24 e o facto da viatura médica de emergência (VMER) nem sempre estar operacional por falta de médicos são também argumentos que servem para reforçar as pretensões dos flavienses.

“Não podemos ter serviços de saúde que não primem pela qualidade e, neste caso, a qualidade implica efectivamente a proximidade às pessoas”, afirmou o autarca.

Agora que já entregou a providência cautelar, o presidente da Câmara de Chaves acredita que a justiça irá ser reposta.

Para João Baptista, só pode ser de uma maneira: com a reabertura do bloco de partos do hospital da cidade.»

Fonte:SIC
Link:http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20080225_Apelo+a+justica+pela+maternidade.htm?wbc_purpose=basi

Sem comentários: