sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Talcos e loções para bebês podem ter componentes nocivos à saúde


«Loções, talcos e xampus para bebês podem transmitir componentes químicos potencialmente tóxicos nos corpos dos pequenos, indica um estudo publicado nesta segunda-feira.

O estudo realizado pela Universidade de Washington e o instituto de pesquisa do Hospital Pediátrico de Seattle, mostra que os bebês aos quais lhes foram aplicados tais produtos, como xampus e talcos, revelam a presença de ftalatos em sua urina superiores aos de outros lactantes. Os ftalatos são plastificadores que provocam tumores hepáticos quando são ingeridos.

Os pesquisadores analisaram os níveis de ftalatos na urina de 163 crianças entre 2 e 28 meses e descobriram que as crianças cujos pais utilizavam xampus, talcos e loções tinham uma taxa de concentração de mais elevada desta substância.

"É preocupante porque a exposição aos ftalatos na primeira infância está vinculada a uma modificação da concentração dos hormônios assim como uma alta dos casos de alergias e eczemas", afirmou a professora de pediatria da Universidade de Washington, Sheela Sathyanarayana, autora do estudo.

"Os bebês estão talvez submetidos a maiores riscos que os adultos porque seu sistema reprodutivo e endócrino ainda está em fase de desenvolvimento", acrescentou.
A União Européia proibiu em 2006 o uso de seis ftalatos em brinquedos para crianças.»

Fonte:Ultimo Segundo
Link:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/02/03/talcos_e_locoes_para_bebes_podem_ter_componentes_nocivos_a_saude_1177134.html

Sem comentários: