quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Novo método aumenta taxa de sucesso de inseminação


«Um novo método microscópico poderá vir a melhorar significativamente as possibilidades de casais inférteis poderem ter filhos pelo processo de inseminação artificial conhecido por injecção intracitoplástica de espermatozóides (ICSI), garantem investigadores da Universidade de Bona.

Patrícia Susano Ferreira | pferreira@destak.pt

A esperança para muitos casais - 500 mil só em Portugal - surge no âmbito de um estudo divulgado ontem, que refere que só um em cada três casais que opta por aquele método consegue ter filhos, adiantando que o novo método melhora a taxa de sucesso do ICSI em 50%.

O método usa um software que analisa a imagem obtida pelo microscópio e que pro-põe os óvulos mais adequados para a inseminação.

Normalmente, só um em cada três ICSI tem êxito, mas se se usarem dois «bons» óvulos na experiência, a taxa de sucesso aumenta para 50%; com um «bom» e um «mau» fica pelos 40%; e com dois «maus» apenas 20%.

Dez mil tratamentos por ano

O novo método é, no entanto, criticado pelo especialita em Medicina de Reprodução Mário Sousa, por «excluir muitos casais». «O que é mais eficaz é seleccionar todos os ovócitos, pois escolher só um tira oportunidades de sucesso», explica ao Destak.

Em cada mil tratamentos realizados no País, 60% são microinjecções, 20% fecundações in vitro e 20% inseminações artificiais.

«Entre os oito hospitais públicos e as cerca de 26 clínicas privadas que realizam em média 250 tratamentos por ano cada», estima-se que sejam 10 mil os tratamentos anuais - incluindo «os mil tratamentos realizados só pela Clínica do Prof. Alberto Barros, no Porto».»

Fonte:Destak
Link:http://www.destak.pt/artigos.php?art=7863

Sem comentários: