quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Comer, dormir e passear no trabalho de parto


«Um parto longo surge associado ao sofrimento. Mas pode não ser assim
A ideia de um parto longo surge usualmente associada ao sofrimento da mãe ou do bebé, mas a realidade pode ser diferente, incluindo períodos de sono, refeições ligeiras e até passeios de automóvel.

Elisabete Carvalho, operadora televisiva de 27 anos, decidiu ter o primeiro filho dentro de água e, após 75 horas em trabalho de parto - uma demora excepcional mesmo para um parto natural -, o David nasceu no dia 23 de Julho em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

«Tive o parto que tinha idealizado. O David nasceu com a cabeça virada para trás, para o fundo da piscina, mas fez a rotação sozinho e ficou de frente para mim, então eu senti mais uma contracção e puxei-o. Fui a primeira pessoa a tocar nele», descreveu à agência Lusa.

«Contracções causaram dores semelhantes às do período menstrual»

«As contracções causaram-me dores semelhantes às do período menstrual, mas durante a expulsão não tive dor alguma. Também não houve qualquer complicação, nem foi preciso fazer o corte do períneo [zona muscular situada entre a vagina e o ânus]», revelou.
«O facto de o David estar a passar de um meio aquático para outro pareceu-me o ideal. Acho que se ele tivesse nascido fora de água não tinha sido tão agradável, pois a mudança seria mais agressiva».

Tendo entrado e saído várias vezes do meio aquático, Elisabete Carvalho foi sempre procedendo à substituição da água, «que deve chegar à piscina através de uma mangueira própria e desinfectada e manter-se nos 37 graus Celsius», de modo a promover um nascimento seguro e confortável.

Ao longo da gestação, Elisabete Carvalho leu obras como «Parto na Água», de Cornelia Enning, ou «A Cesariana», de Michel Odent, clarificando alguns aspectos relacionados com o nascimento de um bebé.
«Durante o trabalho de parto, eu viajei de automóvel, fui ver o mar e nunca deixei de me alimentar com sopa, chá e bolachas. Enquanto as contracções foram mais ligeiras consegui mesmo dormir e cinco ou dez minutos de sono valeram por oito horas».

A médica que seguira Elisabete Carvalho esteve presente na sua casa mas, como viu que o parto estava demorado, não quis esperar: «Sugeriu-me uma cesariana, dizendo que eu tinha incompatibilidade feto-pélvica, mas eu recusei e ela foi-se embora», contou à Lusa.

Parteira de prevenção

«É claro que eu já tinha uma parteira de prevenção, que veio para a minha casa com o equipamento necessário para fazer o CTG [cardiotocografia, um exame destinado a avaliar o batimento cardíaco do bebé e os seus movimentos] e que ia monitorizando se estava tudo bem», acrescentou a operadora de televisão, que, apesar de ter tudo planeado, nunca excluiu o recurso ao hospital.

«Não tinha posto a possibilidade totalmente de parte, mas o hospital era uma hipótese apenas se eu ou o bebé estivéssemos em sofrimento, pois, além da falta de privacidade, lá teria de estar como os médicos querem e não como eu queria», assinalou a repórter de imagem.

Em casa, o parto decorreu num ambiente familiar, com a presença da parteira e de uma doula, do pai do bebé, da mãe da parturiente e de uma amiga, ou seja, «uma casa cheia».»

Fonte:Portugal Diário
Link:http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=911144&div_id=291

Sem comentários: