terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Idade da mãe pode reduzir células-tronco de bebê, diz estudo


«Bebês de mulheres mais velhas podem ter um sistema imunológico menos eficiente, segundo um estudo realizado em cordões umbilicais por pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra.

Uma equipe de cientistas coordenada pelo professor Colin McGuckin, do Instituto de Genética Humana da universidade, analisou amostras sanguíneas de cordões umbilicais e concluiu que o número de células-tronco cai significativamente quando os bebês nascem abaixo do peso, a mãe é mais velha, teve outros filhos anteriormente ou quando o bebê é prematuro.

As amostras foram cedidas por 43 mães entre 18 e 42 anos, que deram à luz no hospital de Tyneside.

A equipe também concluiu que meninas tendem a ter mais células-tronco em seus cordões umbilicais do que meninos, segundo o estudo, publicado na revista médica Early Human Development.

Sistema imunológico

Como as células-tronco são importantes para o sistema imunológico humano, a melhor chance de ter um sistema imunológico resistente é "ser a primeira filha, menina, grande, de uma mãe jovem e não nascer prematura".

A equipe do professor McGuckin já produziu células de fígado em laboratório e células humanas produtoras de insulina, a partir de células-tronco.

"Nosso trabalho mostra que quando as mulheres envelhecem, o número de células-tronco no cordão umbilical de seus filhos diminui", disse o professor ao jornal inglês The Northern Echo.

"A gente já sabe que mulheres mais velhas têm mais chances de dar à luz filhos com Síndrome de Down e outras desordens, mas esta nova evidência aponta para uma necessidade clara de um estudo nacional, senão internacional, para saber se as crianças correm riscos."

Os cientistas alertaram que ainda são necessárias novas pesquisas para confirmar os resultados e determinar se a diferença no sistema imunológico no nascimento tem implicações no futuro das crianças.»

Fonte:BBC
Link:http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/11/071119_bebesmaesvelhas_ba.shtml

Sem comentários: