quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Gravidez e cigarro não combinam


«Muitas mulheres continuam com o vício durante a gestação...

Cigarro e gravidez não combinam. Mas mesmo sabendo que as substâncias tóxicas dele podem causar vários danos à saúde do bebê, muitas mulheres teimam em não largar o vício. O resultado são abortos espontâneos, nascimento de bebês pré-maturos, complicações durante o parto, sangramentos, má formação do feto e até mesmo cólicas para a criança.

Um das causas negativas do uso do cigarro para o desenvolvimento perfeito do feto está na diminuição do oxigênio que é entregue a ele. O oxigênio que deve passar da mãe para o filho, perde lugar para o monóxido de carbono que está na fumaça do cigarro. As sustâncias tóxicas do fumo prejudicam ainda a placenta – aumentando a liberação de catecolaminas que, por sua vez, diminuem o fluxo de sangue que chega ao bebê.

Sem contar que as impurezas do cigarro afetam diretamente o cérebro em formação, podendo ocasionar danos motores e de aprendizagem no futuro.

Como se não bastasse, outro comprometimento ao organismo do feto causado pela nicotina é o desenvolvimento dos pulmões. Quando a mãe está fumando um cigarro, o bebê pode ficar até 90 minutos sem realizar movimentos respiratórios. E, apesar de pesquisas revelarem que os efeitos nocivos do cigarro são maiores durante a segunda metade da gravidez, a idéia é aproveitar a gestação para dar um basta definitivo no cigarro.

Dessa maneira os benefícios são garantidos para mães e filhos.

Equipe Bem Star»

Fonte:Bemstar
Link:http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&type=5&url_id=2949

Sem comentários: