segunda-feira, 26 de maio de 2008

Exposição ressalta importância do parto humanizado


«Tatiana Ferraz
Especial para o JC OnLine

A Semana Mundial de Respeito ao Nascimento, que acontece até o dia 18 de maio, é lembrada em Pernambuco com uma exposição fotográfica organizada pela Rede Parto do Princípio. A mostra está em exibição na Livraria Cultura, no Bairro do Recife, desde o último sábado, e se estende até o domingo. A exposição traz cerca de trinta imagens de pacientes de três maternidades recifenses (Arnaldo Marques, no Ibura, Bandeira Filho, em Afogados, e Barros Lima, em Casa Amarela) – retratadas momentos antes e após o nascimento dos seus filhos. Outras fotografias são de arquivos pessoais das próprias gestantes.

De acordo com Júlia Amorim, da Rede Parto do Princípio, o objetivo da mostra é levar o público a debater e refletir sobre a importância de manter a proximidade entre mãe e filho. "É saudável que o bebê fique junto da mãe logo após o nascimento, que seja amamentado na primeira hora de vida, pois a mulher passa calor ao filho", explica. A exibição das fotografias não ficará restrita à Livraria Cultura. Na próxima semana, elas serão expostas durante a Jornada Pernambucana de Ginecologia e Obstetrícia, no Centro de Convenções de Pernambucano, em Olinda. Depois a mostra passará por maternidades da rede municipal de saúde.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), em 2004 foram registrados 2,5 milhões de nascimentos no País. Desses, 88% foram realizados pelo SUS e os demais em hospitais particulares. Na rede pública, 27% dos partos são feitos por cesariana. Na rede privada, a taxa é de 80%. De acordo a ginecologista Eva Spinelli, do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), nos hospitais, a recomendação é que o parto seja natural, pois a cesárea oferece mais riscos à mãe e à criança. "Como toda intervenção cirúrgica, há o risco de infecção e de reação negativa à anestesia", diz. A médica ressalta ainda que o parto por cesariana é indicado apenas quando o bebê apresenta problemas, está em sofrimento ou se encontra em posição inadequada.

Foi esse o caso da estudante Gláucia, de 28 anos, que deu à luz gêmeos há quatro meses. "As crianças estavam sentadas no útero, então o parto não pôde ser normal." Spinelli lembra ainda a importância de a mãe se submeter ao pré-natal. "É fundamental para detectar doenças que poderiam causar problemas à criança. Ainda no período de gestação, muitas dessas enfermidades podem ser corrigidas. Mas se a mulher não faz a prevenção, não há como contorná-las precocemente", atesta. Má formações também podem ser verificadas ainda no período de gestação.

HISTÓRICO - A Semana Mundial de Respeito ao Nascimento acontece, anualmente, desde 2004. A iniciativa é da Associação Francófona pelo Parto Respeitoso, mas hoje os eventos ligados à semana acontecem no mundo todo. A campanha de 2008 traz o tema A inutilidade da separação da mãe e/ou do pai do bebê. Em outras cidades brasileiras, mostras fotográficas promovidas pela Rede Parto do Princípio estão em exposição.

A Parto do Princípio é uma entidade formada por cerca de 250 mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), atuantes em 16 estados e no Distrito Federal, que defendem os benefícios do parto ativo e oferecem informações sobre gestação, partos e nascimentos com base em recomendações da Organização Mundial de Saúde.»

Fonte:TV Jornal
Link:http://jc.uol.com.br/tvjornal/2008/05/15/not_153485.php

Sem comentários: