terça-feira, 20 de maio de 2008

Gravidez saudável depende de pequenos cuidados


«SÃO PAULO - Só os exames de rotina do pré-natal não são suficientes para garantir uma gravidez saudável. Outras questões aparentemente de menor importância como o cuidado com os dentes ou a atualização de determinadas vacinas podem ser fundamentais para garantir a saúde da mãe e do bebê.
...
A agenda tem início assim que o casal decide ter um filho. O ideal é procurar um obstetra. No consultório, ela será informada sobre hábitos de risco à gestação, como o fumo. Diversos estudos científicos já provaram que as substâncias tóxicas do cigarro podem prejudicar a placenta. Em seguida, são realizados exames para verificar a saúde do casal e se existem doenças infecciosas que possam ser transmitidas ao bebê. A mulher que não estiver vacinada contra rubéola e hepatite B deve fazê-lo para evitar as doenças na gravidez.

Segundo Arnaldo Cambiaghi, médico do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução), outra atenção deve ser em relação ao peso antes mesmo de engravidar. “Além de procurar ter filhos antes dos 35 anos, é bom que a mulher tenha um peso normal. A obesidade pode elevar o diabetes gestacional e a pressão arterial”. Os cuidados com a alimentação valem por toda a gestação. Desejos da madrugada podem ser atendidos sem exageros nos carboidratos ou açúcares. Uma alimentação equilibrada e com presença de proteínas é a ideal.

O check-list continua com a higiene bucal. Problemas devem ser tratados antes da gestação. Mas, se preciso, o tratamento também deve ser feito nesse período. Complicações por infecção aumentam em 3,47 vezes as chances de um parto prematuro, segundo estudo de 2006 da Unicamp. Após engravidar, a mulher deve refazer os exames. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda ao menos seis ao longo da gestação. Segundo Rosiane Mattar, da Comissão Especializada de Assistência Pré-Natal da Febrasgo (entidade de obstetras e ginecologistas) é importante realizar três ultra-sonografias por volta das 12ª, 24ª e 36ª semanas. Conforme o caso, pede-se outros exames. Também ajuda a prática de exercícios físicos leves, como natação e pilates. (AE)»

Fonte:Correio da Bahia
Link:http://www.correiodabahia.com.br/poder/noticia.asp?codigo=153464

Sem comentários: