sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pós-parto sem dor


«Pós-parto sem dor
O pós-parto é tranquilo se a nova mamãe segue alguns cuidados
São noves meses de muitas mudanças externas e internas. É o corpo, no entanto, quem mais sente a responsabilidade de gerar uma criança. Os seios incham, o útero dilata, a barriga cresce, as costas ficam sobrecarregadas...

Só para se ter uma idéia do impacto da gravidez sobre o corpo feminino, saiba que o útero pode levar até 60 dias depois do parto para voltar ao seu tamanho normal depois de aumentado cerca de 50 vezes ao longo da gestação.

Todas essas mudanças, claro, podem gerar um pouco de desconforto após o nascimento do bebê. Surgem algumas dores - absolutamente normais no processo - que podem, e devem, ser amenizadas a partir de atitudes relativamente simples.

Uma boa recuperação do parto passa, sobretudo, pelo repouso da nova mãe, que deve evitar esforços intensos, se alimentar corretamente, beber muito líquido e seguir todas as orientações médicas. Lembrando que você pode tomar analgésicos e antiinflamatórios para minimizar o desconforto apenas com o aval do médico.

Veja agora como amenizar as dores mais comuns que aparecem no pós-parto e entenda porque elas acontecem.

Parto normal

Para facilitar a saída do bebê e evitar danos nos tecidos vaginais da mãe, os médicos costumam fazer um pequeno corte no períneo (músculo entre a vagina e o ânus) da mulher. Para minimizar desconforto e edemas, você pode fazer compressas de gelo no local e deve higienizar a região com sabão neutro e água sempre após usar o banheiro.

Cesárea

Como várias camadas do abdômen são cortadas para permitir a retirada do bebê, os pontos são inevitáveis e doloridos. Para diminuir o incômodo, não faça nada muito intenso e nem segure peso nos primeiros dias. O melhor é ficar de repouso e limpar a cicatriz duas vezes por dia. A cicatrização leva até seis semanas.

Cólicas

Depois de uma cesárea, o intestino pára de funcionar por até 24 horas e as cólicas provocadas por gases em excesso na região do abdômen são freqüentes. Isso acontece porque a anestesia peridural paralisa a musculatura do intestino, que se distende pela ausência de contração e faz com que os gases se acumulem. O ideal é que a mãe evite falar nas primeiras horas depois do parto, diminuindo a ingestão de ar. Nos primeiros dias, é aconselhável ainda evitar massas e consumir muitas fibras e bastante líquido.

Cabeça

É comum ter crises de enxaqueca no pós-parto. Elas acontecem em função das anestesias peridural e raquidiana. Algumas mulheres também sentem náuseas, provocadas pelos analgésicos administrados na cirurgia. Tudo isso tende a desaparecer em pouco tempo, especialmente se a você ingerir bastante líquido (ele ajuda a limpar o organismo, expulsando os medicamentos pela urina).

Coluna

As dores nas costas acontecem porque, com a gravidez, a mulher projeta a barriga para frente e os ombros para trás. Isso acarreta a hiperlordose (aumento da curva na região lombar), que tende a desaparecer depois do parto. Se a mãe não tomar alguns cuidados, a dor pode voltar depois do nascimento da criança. O ideal é que você mantenha sempre as costas retas e amamente o bebê de forma segura (sustentando a criança em uma almofada e mantendo costas e braços bem apoiados na poltrona). Alongamento, caminhada, relaxamento, acupuntura, pilates e hidroginástica são boas opções para amenizar as dores e devem ser feitos sob orientação médica.

Mamas

O aleitamento pode provocar dor nos primeiros dias. As rachaduras nos bicos dos seios podem ser contornadas com produtos que amenizam as fissuras e com o ato de passar o próprio leite na região (o leite possui agentes antibacterianos que protegem o local). Quando a produção de leite é maior do que a necessidade da criança, dores nas mamas também podem surgir. Para reverter o quadro, elimine o excesso de leite regularmente com o uso de bomba ou com massagens suaves, que podem ser feitas no banho.

Texto: Vanessa Cusumano»
Fonte:E-LINDA
Link:http://www.elinda.com.br/index.php?id=614

Sem comentários: