quinta-feira, 5 de junho de 2008

Consumo de água com cloro pelas grávidas aumenta risco de malformações no bebé


«Estudo publicado no "Journal of Environmental Health"

De acordo com investigadores da University of Birmingham, na Grã-Bretanha, a exposição pré-natal aos derivados do cloro, conhecidos como trialometanos e que se formam no contacto com a água, pode dobrar o risco de malformações nos bebés. O estudo será publicado na edição de Junho da revista científica "Journal of Environmental Health".

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram 400 mil crianças chinesas (de Taiwan) e compararam o nível de exposição aos derivados do cloro com a presença de 11 das malformações mais comuns. Segundo o estudo, a exposição a 20 microgramas de trialometano por litro de água provocou um aumento de 50 a 100% de três malformações consideradas comuns: lábio leporino, anencefalia (malformação craniana ou do encéfalo causada por alterações na formação do tubo neural) e defeito do septo ventricular (anomalia cardíaca caracterizada por uma abertura anormal na parede que separa os ventrículos direito e esquerdo).

Apesar de terem analisado água com diferentes concentrações de cloro (alta, média e baixa), os cientistas não encontraram nenhuma relação entre o nível de exposição e a prevalência de um defeito específico. “Os mecanismos biológicos que levam os derivados do cloro a causarem defeitos nos bebés ainda são desconhecidos", explica Jouni Jaakkola, principal autor do estudo, acrescentando que, “no entanto, as descobertas reforçam a teoria de que o consumo de água com cloro pela grávida pode causar defeitos no bebé, devido à exposição aos derivados do cloro”.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.
5 de Junho de 2008»

Fonte:Saúde na Net
Link:http://www.mni.pt/destaques/?cod=10680&cor=azul&MNI=c06885493afdced9ca8dc9031c4ed639

Sem comentários: