terça-feira, 3 de junho de 2008

Mamar protege mais as meninas


«2 de junho de 2008

Um estudo realizado por pesquisadores americanos da Universidade Johns Hopkins indicou que meninas recém-nascidas se beneficiam mais da amamentação do que os meninos. Para examinar o efeito protetor da amamentação contra doenças respiratórias, os cientistas observaram 119 crianças que nasceram prematuras, pesando menos de 1,5 quilo. Uma entre cada duas meninas que não mamaram no peito teve de ser levada para o hospital ao enfrentar sua primeira infecção respiratória. Já entre as que foram amamentadas, só 7% precisaram ir para o hospital.

O efeito positivo da amamentação já é conhecido, mas a novidade do estudo é a diferença entre os benefícios aos meninos e meninas. Se entre as meninas houve grande diferença entre as que foram amamentadas ou não, o resultado entre os meninos não apresentou variação: 25% deles foram hospitalizados. "O aleitamento materno é uma fonte maravilhosa de nutrição, é importante para o desenvolvimento. Todos se beneficiam com ele. Mas, no caso das doenças respiratórias agudas, como bronquiolite e infecções virais do trato respiratório, parece que há mais benefícios para as meninas. E esse benefício é substancial", diz um dos autores da nova pesquisa, Fernando Polack.

Até agora já foram realizados centenas de estudos que comprovam os benefícios da amamentação para a saúde dos bebês. O recém-nascido que mama no peito corre menor risco de ter infecção de ouvido, estomacal ou intestinal, além de reduzir as chances de desenvolver alergias na pele, pressão alta, diabetes e obesidade. No entanto, esta é a primeira vez que há algum indício de diferença dos benefícios entre os sexos.»

Fonte:Veja
Link:http://veja.abril.com.br/incidente_conteudo/020608/mamar-protege.html

Sem comentários: