quarta-feira, 11 de junho de 2008

Rastreio de surdez no recém-nascido - Caldas da Rainha


«Os Serviços de Otorrinolaringologia e de Pediatria do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha deram início ao Rastreio Universal da Surdez Infantil.

Para a sua efectivação, constituíram-se equipas multidisciplinares envolvendo médicos, enfermeiros e audiologista.

O esquema e organização do rastreio obedece às normas preconizadas pelo Grupo de Rastreio e Intervenção da Surdez Infantil (GRISI), com o objectivo de detectar e intervir precocemente nos défices auditivos significativos.

O exame é efectuado pelos enfermeiros da Unidade de Neonatologia a partir das 48 horas de vida, com o bebé quieto, de preferência a dormir, e são testados os dois ouvidos, num ambiente com baixo nível de ruído. A duração é de aproximadamente 5¬10 minutos, não incomoda e não acorda o bebé. Esse exame é designado de Otoemissões Acústicas.

O Rastreio foi organizado em várias fases, segundo o binómio "passa"/"refere", a iniciar na maternidade e terminado antes dos 3 meses de vida.

As crianças que necessitarem de entrar na 2ª e 3ª fase do rastreio (diagnóstico) - serão encaminhadas para o serviço ORL.

A 4a fase (diagnóstico-confirmação e reabilitação) implica uma avaliação audiológica completa e deve estar concluída antes dos 3 meses de vida, mediante protocolos estabelecidos com o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital D. Estefânia.

Tendo em vista que a audição normal é essencial para o desenvolvimento da fala e da linguagem oral, considera-se que todos os esforços deverão ser efectuados no sentido de identificar todas as crianças com perda auditiva antes dos três meses de idade e iniciar a intervenção até aos seis meses.»

Fonte: Oeste On line
Link:http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=19187

Sem comentários: