quarta-feira, 18 de junho de 2008

Hospital de Amarante inaugura consultas externas de Andrologia, direccionadas para o aparelho reprodutivo masculino.


«O Hospital de São Gonçalo em Amarante realiza agora, pela primeira vez, consultas externas de Andrologia, sub-especialidade da Urologia, direccionada para o diagnostico e tratamento de patologias ligadas ao aparelho reprodutivo masculino.

O objectivo consiste em abordar os problemas relacionados com a disfunção eréctil, entre outros, na população masculina. A infertilidade masculina será também um dos problemas de saúde abordados na nova consulta, em complemento com as consultas de infertilidade feminina, da responsabilidade do Serviço de Ginecologia Obstetrícia do CHTS.

Está prevista a realização de entre 60 a 80 consultas mensais no Hospital de São Gonçalo, evitando assim a ida dos utentes aos Hospitais de Santo António, no Porto, ou até mesmo ao Padre Américo em Penafiel.

A consulta de Andrologia terá depois continuidade ao nível da cirurgia, sendo que, sempre que se justifique e haja indicação cirúrgica, os utentes serão intervencionados na unidade de Penafiel, a maioria em regime de ambulatório.

A intervenção em ambulatório é de resto padronizada com frequência em Andrologia, como a melhor forma de resolver a maioria dos problemas, situação que futuramente deverá ter lugar no moderno hospital de proximidade de Amarante, que entra em funcionamento em 2011, para o qual está prevista uma forte componente de ambulatório.

As consultas de Urologia já foram iniciadas em Fevereiro.

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, dirigido por Joaquim Lindoro, apresenta, actualmente, uma mediana de tempo de espera de apenas dois meses ao nível da cirurgia e de cerca de 3,5 meses na consulta, tendo vindo a reduzir significativamente o tempo de espera nesta área.»

Fonte:Portal da Saúde
Link:http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/amarante+andrologia.htm

Sem comentários: