sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mais uma iniciativa de louvar


«Quando a filha de Carlos Pereira e Marta Veloso nasceu, o casal nem pensou que reunia as condições para receber o apoio que a Junta de Freguesia de Landim, concelho de Vila Nova de Famalicão decidiu atribuir como forma de alertar para a necessidade de contrariar a quebra da natalidade nesta localidade e no país.
Lara Filipa, com quatro meses de idade, não é fruto do incentivo à natalidade, mas o pai reconhece que "é uma boa iniciativa", até porque "para um jovem casal todas as ajudas são boas".

Carlos Pereira não sabe "até que ponto a medida da Junta de freguesia de Landim pode influenciar o aumento da natalidade", mas aponta que "é uma forma simbólica de ajudar".
Este jovem de 28 anos, residente em Landim já vai para 20 anos, trouxe a sua "cara-metade" para a freguesia e afirma que o apoio à natalidade até pode ajudar a fixar pessoas de fora.
Carlos Pereira já tinha lido uma notícia sobre o incentivo que a Junta de Landim começou a atribuir em Setembro do ano passado, mas só depois da filha ter nascido é que tomou consciência que podia aceder ao apoio, tornando-se um dos primeiros casais a beneficiar dele.

Os primeiros subsídios - em forma de vale de compras no valor de 250 euros - são entregues hoje.
Até ao momento, já foram beneficiados seis casais, avança o presidente da Junta de Freguesia de Landim, Carlos Ferreira, mas só três recebem hoje o vale do compras.
Para beneficiar deste apoio à natalidade, o casal tem de residir em Landim há mais de dois anos e estar recenseado na freguesia.
Ao que o “Correio do Minho” nasceram mais crianças na freguesia, mas a falta de recenseamento impede os pais de aceder ao apoio.
Entretanto, a Junta já alterou as condições e vai passar a exigir apenas o recenseado de um dos pais.

Cada nascimento premiado com 250 euros

Com uma população a rondar os 3500 habitantes, a Junta de Freguesia de Lan-dim decidiu "premiar" cada nascimento com 250 euros.
"Não é o dinheiro que vai fazer os casais ter mais ou menos filhos mas a população fica a saber que a junta apoia o aumento da população", sustentou Carlos Ferreira.
A medida é inédita no distrito de Braga.
Entre 2000 e 2006, houve menos 16 crianças nascidas em Landim, mas só de 2005 para 2006 o decréscimo foi de cinco crianças, aponta o autarca para quem os nú-meros, que seguem uma tendência nacional, "começam a ser preocupantes", até porque entende que "não há crescimento sem nascimentos".
Em 2007, foram baptizadas 33 crianças na freguesia, mais quatro que no ano anterior.
O presidente da Junta aponta a precariedade do emprego como um factor determinante para um casal decidir ter um filho, mas sublinha também a impor-tância da rede de equipamentos social. Em Landim, as famílias contam com jardim de infância, com a valência de creche, gerido pela Fábrica da Igreja.»

Fonte: Correio do Minho
Link:http://www.correiodominho.com/noticias.php?&IDTema=9&IDNoticia=31161

Sem comentários: