quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A preparação no pré parto - o passaporte para a vida


«Enf.ª Susana Cordeiro
Data: 2007-10-01

Segurança e controlo são, nos dias de hoje, o paradigma de quem planeia uma gravidez. O nascimento de um filho traduz-se numa nova etapa e desenvolvimento normativo.

É um acontecimento esperado, desejado na continuidade da espécie humana e de um casal enquanto família. Quando este é bem sucedido na sua intenção de ter um filho, surgem alterações pelo que deverão ser feitos ajustes familiares à nova realidade conjugal.

A gravidez não é só uma gestação biológica mas também uma “gestação psicológica e emocional” do casal.

A maioria das gravidezes são vigiadas e as mulheres têm os filhos em instituições de saúde onde, em regra geral, existem todos os requisitos necessários para uma boa prestação de cuidados. A qualidade impera como factor primordial!

Para além de uma gravidez assistida, o casal tem actualmente ao seu dispor uma vasta gama de informação, não só em revistas, livros e Internet, como também nas aulas de preparação para o parto. Cada vez é maior o número de casais que procura preparar-se para o nascimento do seu filho, assistindo às aulas de preparação para o nascimento.

A gravidez é um período de enormes transformações físicas e emocionais. O corpo da futura mãe transforma-se para dar abrigo ao bebé, alimentá-lo e permitir o seu desenvolvimento.

As dúvidas e os medos são muitos; o medo de “não ser capaz de aguentar a dor, o de não ser capaz de cuidar do bebé, o de não ser capaz de amamentar…”.

Nas aulas de preparação para o parto, os futuros pais adquirem um conjunto de conhecimentos teórico e práticos, sempre baseados nos conteúdos científicos publicados por autores reconhecidos pela comunidade científica, assim como no ensino clínico ministrado nas Escolas Superiores de Saúde. Esta informação vai-lhes permitir enfrentar de forma tranquila e mais segura esta caminhada para o nascimento.

Todos os receios, dúvidas e falta de confiança têm muitas vezes um grande peso emocional para o casal, pois de uma forma geral estes estão muito sós. A separação da família de origem, situação outrora rara, onde a convivência familiar em volta do nascimento correspondia, na maioria das vezes, a trocas positivas de experiências tranquilizadoras, são hoje quase inexistentes. Surge um vazio inquietante causado pela distância e pela rapidez com que se vive.

A maioria das mães nunca pegaram num bebé, nunca mudaram uma fralda, nunca viram ninguém a amamentar!

É neste contexto e com o objectivo de dar resposta a muitas das necessidades dos pais, que surgem os cursos de Preparação para o Parto. Durante estes encontros, que correspondem a 2 ou 3 horas semanais, para além da aquisição de conhecimentos, o clima é geralmente propício ao esclarecimento de dúvidas e a uma partilha de experiências com outros casais. Incentivar e envolver todo o agregado familiar (principalmente irmãos) nesta vivência única é fundamental, conseguindo-se desta forma criar laços afectivos mais fortes e interagir com o bebé muito antes dele nascer!

A cinesioterapia da gravidez e o fortalecimento muscular polisegmentar, não sendo o principal objectivo destas aulas, também imperam durante as aulas práticas.

Estes cursos, que se iniciam a partir das 28 semanas de gestação, devem ser ministrados por um profissional da área da saúde materna, complementado por uma equipa multidisciplinar.

Aprender a encontrar as melhores estratégias e soluções para viver esta fase nova fase da forma mais saudável e esclarecida é o objectivo geral de todos os casais. Para isso, torna-se necessário:

:: Conhecer as alterações fisiológicas da gravidez;

:: Aprender a lidar de forma saudável com os desconfortos típicos da gravidez, como as dores nas costas, as caímbras, os edemas, as hemorróidas, as varizes, as perdas involuntárias de urina, etc;

:: Conhecer a mecânica corporal correcta;

:: Conhecer os mecanismos de trabalho de parto;

:: Conhecer os diferentes tipos de parto;

:: Identificar sinais de parto e sinais de alerta, apreendendo a atitude a adoptar perante cada um deles;

:: Aprender técnicas de relaxamento, instrumento muito importante tanto durante a gravidez como durante o trabalho de parto, assim como ao longo de toda a sua vida;

:: Adequar a respiração ao período de dilatação e expulsão, garantindo a rentabilização do consumo de oxigénio pela mãe e para o feto;

:: Aprender como e quando utilizar a força na fase da expulsão;

:: Conhecer o processo fisiológico da amamentação e vantagens do aleitamento materno;

:: Adquirir os conhecimentos necessários para resolver os principais problemas decorrentes da amamentação, como as gretas, o engorgitamento mamário causado pelo excesso de leite;

:: Aprender a prestar os primeiros cuidados ao recém nascido, como o banho, o cordão, a muda da fralda, etc;

:: Conhecer as vantagens da massagem do bebé;

:: Promover o auto cuidado, não só como mãe, mas como mulher, o que se revela indispensável para o bom funcionamento de toda a família;

:: Melhorar a forma física da futura mãe;

:: Prevenir a depressão no pós parto.


Quem deverá frequentar estas aulas?

Deverão frequentar estas aulas todas a mulheres grávidas e os seus parceiros ou qualquer outra pessoa que habitualmente está mais perto da grávida e que a irá acompanhar em todo ou parte do processo de gravidez, trabalho de parto e pós parto.


Existem contra indicações para fazer preparação para o parto?

Salvo se houver qualquer indicação médica no sentido de a grávida ter sido aconselhada a repouso absoluto, todas as mulheres grávidas poderão frequentar estas sessões nos moldes acima referidos.

Concluindo, pode-se dizer que as aulas de preparação para o parto não se dedicam unicamente à preparação para o momento do parto. Promover o desenvolvimento de competências nos futuros pais para cuidar do recém-nascido é também um factor primordial durante todo este processo.

Pretende-se, com este conjunto de conhecimentos, que a “aventura” de serem pais se torne numa experiência gratificante.

A preparação física e psicológica da grávida e acompanhante, baseada no treino para o auto controlo na dor durante o trabalho de parto, através de técnicas de relaxamento pelo método psicoprofiláctico, obtêm-se através de um auto conhecimento profundo do próprio corpo.

A mulher reconhece os erros e através deste método não reage negativamente a estímulos dolorosos, integrando-os e reconhecendo-os como parte integrante de todo o processo.

Alcançando o relaxamento, obtêm-se múltiplas vantagens como por exemplo:

:: Trabalho muscular aeróbio eficiente e maior oxigenação do “músculo uterino”;

:: Evolução mais rápida do trabalho de parto;

:: Melhor adaptação do bebé à vida extra-uterina e consequentemente um aumento do grau de satisfação de todas as partes envolvidas.
Vivemos numa era em que todos os meninos são de “ouro”!


Enf.ª Susana Cordeiro – Enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia no Centro Hospitalar de S. Francisco, Leiria

Contactos:
Morada: Quinta do Cabeço - Apartado 1092
2401-801 Leiria
Telefone: +351 244 819 300

Fonte: GPS - Grupo Português de Saúde»

Fonte:Médicos de Portugal
Link:http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/1606/

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,

atrevo-me a estrear este local destinado a comentários tão "bem merecidos", não fosse eu uma das muitas grávidas que se podem encontrar em qualquer rua deste país (ui..! este ano muitas!!), com a pequena grande excepção de ser uma das alunas desta dita SRA ENF Susana (que não precisa de promoções he he he).
Passo a explicar, de forma a persuadir outras gestantes que ainda tenham dúvida quanto a frequentar estas aulas.
Logo no início, no 2º/3º mês de gravidez pensei em frenquentar aulas de prep. pré-parto, uma vez que é a minha primeira, mas longe de saber ou sequer pesquisar o que era aprendido. Pensava eu, meia dúzia de exercíos que iríam preparar o meu corpo para o dia que tanto aguardo! Ainda assim achava realmente importante aprender. Hoje sinto-me agradecida por ter tomado tal decisão, estou mais confiante e um pouco mais "sábia", aprende-se muito mais. Embora as minhas antecedentes tenham parido sem qualquer preparação, acredito e sei que gostariam de ter obtido informações extra tais como: a interacção com o bébé começa muito antes do parto, que quando se sente uma forte contracção se deve relaxar, respirar de determinada forma, em vez de nos contraírmos na esperança que a dor passe, etc. Na minha opinião vale a pena frequentar... as dicas ouvimo-las lá. Para que fiquem bem memorizadas hi hi hi ;) ouvimo-las várias vezes!! Pela voz rouca, concisa, mas consistente, da nossa mulher de armas (ops! ou será de quatro rodas ao volante de um.... he he he as coisas que eu descobri ;)Susana...) Enf. Susana Cordeiro, é objectiva, directa nas suas palavras e tem bom humor capaz de nos fazer soltar umas boas gargalhadas!! Já tive de recorrer aos seus ensinamentos, lembrei-me imediatamente das suas palavras e fiquei calma. Neste momento, estou com 39 semamas e 2 dias, aguardo com alguma expectativa as tais contracções que tanto ouço falar, pois não faço idéia a intensidade da sua dor, mas sinto-me relaxada. Quando o meu príncipe chegar terá uma mãe mais confiante na forma de lhe pegar, de dar de mamar,e até mais disponível a amar...

Depois de ele nascer, prometo vir comentar o quanto me ajudaram as aulas, no momento de dar à luz.

Enf. Susana, até agora, agradeço o pouco ou muito que me ensinou. Desejo-lhe coragem a continuar a apoiar mulheres nas nossas condições para que o pré-parto, o parto e o pós-parto nos seja menos temeroso.

Um abraço,
Cristina Verdasca
Quiça ainda vou à aula de hoje...