«A infertilidade causa grande impacto emocional sobre o casal. A habilidade de conceber e gestar uma criança está relacionada a conceitos de feminilidade e masculinidade, simbolizando o ciclo da vida e, mais do que o casamento, a entrada na vida adulta. Os casais que experienciam dificuldades para engravidar passam por uma série de sentimentos, como depressão, culpa, isolamento social e raiva.
A infertilidade pode ser uma experiência bastante dolorosa para os casais. A maternidade é vista por grande parte das mulheres como um papel fundamental a ser desempenhado. Assim, quando existem dificuldades para conceber, podem surgir sentimentos de baixa auto-estima e de falha como ser humano. Quando fatores masculinos de infertilidade são diagnosticados, também os homens podem experimentar sentimentos de desvalia.
Sabe-se que os tratamentos também podem ser física e emocionalmente estressantes para o casal. Neste momento, é importante um suporte psicológico adequado, realizado por profissionais capacitados. Da mesma forma, a família também pode e deve ajudar, reforçando a importãncia do casal dentro das relações familiares e perguntando como eles gostariam que a questão da infertilidade fosse manejada pela família, respeitando estas decisões.»
Fonte:clicrbs
Link:http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=104305&blog=382&coldir=1&topo=3994.dwt
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
ASPECTOS PSICOLÓGICOS E INFERTILIDADE
Postado por Paulo Pires às 9/24/2008 09:00:00 da manhã
Marcadores: Fertilidade, Noticias, saude
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário