quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Estudo sueco - Idade do pai pode aumentar o risco de doença bipolar nos filhos


«Crianças cujos progenitores tenham idades mais avançadas têm maior probabilidade de vir a ter doença bipolar. Os investigadores dizem que o problema está nas mutações do esperma do pai.
Paula Cosme Pinto*

Os filhos de homens com idades mais avançadas correm maior risco de vir a desenvolver doença bipolar. Esta conclusão foi retirada de um vasto estudo sobre a ligação entre doenças mentais e a idades dos progenitores, publicado na edição de Setembro da revista científica Archives Of General Psychiatry.

Segundo a pesquisa do Karolinska Institutet, embora no passado se tenha ligado a esquizofrenia e o autismo à idade dos pais, no caso da doença bipolar eram praticamente inexistentes factores de risco ligados a esta condição. Contudo, os cientistas revelam agora que o esperma de homens mais velhos tem mais probabilidades de sofrer mutações que podem originar distúrbios nos seus filhos, sendo no entanto o risco de doença bipolar muito baixo. A idade das mães não parece ter qualquer ligação e a explicação do estudo é simples: à medida que os homens envelhecem os seus espermatozóides são duplicados sucessivamente, acumulando novas mutações como resultado de erros de cópia do ADN. Já as mulheres nascem com o seu suprimento completo de óvulos, que passaram apenas por 23 duplicações, número que não muda conforme elas envelhecem o que faz com que os erros de cópia no ADN não aumentem com a idade.

Risco cresce a partir dos 55

Para esta investigação a equipa de Estocolmo analisou os registos nacionais de nascimentos na Suécia de mais de 80 mil pessoas, incluindo 13.428 doentes bipolares. O risco de desenvolvimento da doença começou a aumentar quando os pais tinham 40 anos, mas foi apenas a partir dos 55 que o número começou a crescer significativamente. Segundo as conclusões do estudo, crianças nascidas de progenitores destas idades tinham mais 37 por cento de possibilidades de desenvolver doença bipolar.

Caracterizada por mudanças extremas de humor, com episódios de euforia e criatividade elevada, seguidos de baixa auto-estima e depressão, "a doença bipolar é uma condição cruel que traz alto risco de suicídio", relembra o estudo.»

Fonte:Expresso
Link:http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/398931

Sem comentários: