segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Maternidade - Portugal é dos que menos dá incentivos


«Um estudo realizado nos Estados Unidos compara 21 países e conclui que é na Suécia que compensa ser mãe.

Portugal é dos países que menos incentivos dá à maternidade, no que diz respeito a tempo e dinheiro. É o que prova um estudo realizado nos Estados Unidos que compara 21 países e que conclui que é na Suécia que compensa ser mãe.

Num total de 21 países, Portugal está no fim da tabela de incentivos à maternidade quando são comparadas as duas formas de apoio, tempo e dinheiro. O estudo teve como base as políticas estatais de 21 países, 16 europeus e ainda os Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

França e Espanha estão no topo da tabela como os países que mais incentivam os casais com renumeração acima da média. Quando o estudo se debruça apenas no tempo dado aos pais para se dedicarem aos filhos e põe de parte a questão monetária, Portugal já fica no meio da tabela com 24 semanas de licença de maternidade. À frente, por exemplo, da Holanda com 16 semanas e de Inglaterra com 12 semanas. Mas muito atrás da Suécia que tem 47 semanas de licença e que ganha o título do país mais generoso deste estudo.

Também na Noruega, com 44 semanas, e a Alemanha, com 42 semanas, as licenças têm uma duração acima da média. No entanto, a realidade portuguesa está prestes a mudar com a recente aprovação do novo Código de Trabalho.

A partir de 2009 a licença remunerada a cem por cento passa de 4 para 5 meses. Quem optar por tirar seis meses de licença tem direito a 83% do salário bruto. A licença pode estender-se a um ano, com os últimos seis meses a serem gozados entre o pai e a mãe. Período durante o qual recebem apenas 25% do vencimento bruto.»

Fonte:TVI

Link:http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=988108

Sem comentários: