quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Stress crónico pode levar a depressão e infertilidade


«O stress crónico pode levar a problemas de saúde físicos, assim como a problemas de comportamento, incluindo ansiedade, depressão e infertilidade, segundo investigadores norte-americanos.

O investigador principal, Mark Wilson, do Centro Nacional de Pesquisa de Primatas de Yerkes e da Universidade de Emory, em Atlanta, descobriu que o factor libertador de corticotropina (CRF) é uma neuro-hormona chave envolvida na resposta nervosa.

O factor libertador de corticotropina está localizado em várias regiões diferentes do cérebro, servindo para diversas funções, revelou Wilson. A sua libertação é importante para a nossa capacidade de adaptação aos stressantes diários e para manter a nossa saúde física e emocional.

Em resposta ao stress, os níveis do factor libertador de corticotropina aumentam, sendo que diminuem quando o elemento stressante já não está presente. O stress crónico, contudo, aumenta a duração e o volume da expressão do factor libertador de corticotropina em áreas do cérebro associadas ao medo e à emoção, incluindo a amígdala, uma zona do cérebro que é o centro identificador de perigo, gerando medo e ansiedade.

De acordo com Wilson, no estudo, os ratos que foram continuamente expostos ao factor libertador de corticotropina desta área do cérebro experimentaram comportamentos de ansiedade e depressão, diminuição da libido e ciclos de ovulação desregulados. Isto sugere que uma libertação persistente de CRF, tal como acontece em casos de stress crónico, claramente afecta múltiplos sistemas do organismo.

Estas alterações comportamentais são semelhantes àquilo que é observado nas mulheres quando são expostas a elementos stressantes numa base diária, acrescenta. Os resultados foram publicados online na "Molecular Psychiatry".

Isabel Marques»

Fonte:Farmacia.com.pt
Link:http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=6129

Sem comentários: