quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pediatras usam acupuntura para acalmar bebês


«Técnica é usada para aliviar sintomas da sinusite em adolescentes.

Cristais, sementes de mostarda e metal podem substituir agulhas.

Do G1, com informações do MGTV

Pediatras de Uberaba (MG) estão usando acupuntura para acalmar bebês e aliviar os sintomas da sinusite em adolescentes. A técnica oriental milenar de tratamento de doenças não precisa, necessariamente, utilizar agulhas. Ela pode ser aplicada com sementes, cristais e metal.

(...)
A técnica nasceu na China há quase 5 mil anos. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995, a acupuntura estimula pontos definidos da pele com a inserção de agulhas.

No Brasil, a forma mais comum de utilização da acupuntura também é com agulhas, mas como nem todos resistem à dor, as agulhas foram substituídas por cristais, sementes de mostarda e metal.

A pediatra Cristiane Lopes decidiu se especializar na técnica e aplicar a acupuntura em pequenos pacientes. Problemas como intestino preso, cólicas ou dores de cabeça são tratados com a técnica oriental. “Tudo que envolve um distúrbio no funcionamento normal do organismo da criança pode ser tratado com acupuntura”, diz.

O processo é simples e indolor. Sementes de mostarda e metal são colocados em locais específicos e ficam ali por pelo menos um mês. De acordo com os especialistas, o resultado do estímulo é percebido tanto em recém-nascidos quando em pré-adolescentes, como é o caso de Augusto Campos.

Com queixas de rinite, sinusite e obesidade infantil, a mãe de Augusto, a auxiliar administrativa Karina Campos, decidiu recorrer a outros métodos além dos remédios. O menino emagreceu dez quilos e não sofre mais de crises alérgicas.

“Com criança é muito complicado a gente fazer um tratamento, mas foi surpreendente o resultado”, afirma. “De noite às vezes esfriava e eu tinha que ficar respirando pela boca. Agora é tudo normal, eu só respiro pelo nariz”, diz o menino. »

Fonte:G1

Link:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL750214-5598,00-PEDIATRAS+USAM+ACUPUNTURA+PARA+ACALMAR+BEBES.html


Sem comentários: