segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Mulheres dos EUA recorrem a "planejadoras de gravidez"


«DANIEL BERGAMASCO
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Depois de incorporar à sua rotina os planejadores de casamento, os passeadores de cães e os organizadores de guarda-roupa, Nova York descobre agora uma nova categoria profissional: os planejadores pessoais de gravidez.

(...)

Na ilha de Manhattan, que concentra a maior parte da riqueza da maior cidade americana, mulheres grávidas contratam consultoras que cobram a partir de US$ 100 por hora para orientá-las em tarefas diversas relacionadas à gestação, que incluem desde a contratação de manicure que só usa produtos orgânicos até a ajuda para a escolher o nome da criança, algumas vezes intermediando a contratação de médiuns para consultoria.

O serviço, disponível desde o final do ano passado, já chama a atenção da mídia local e é cercado de controvérsia.

"Tem gente que acha estranho? Sim, tem", diz à Folha Yael Denbo, uma das duas sócias da InBoom Baby Planners, pioneira no negócio. "Quando o namoro pela internet surgiu, as pessoas também falavam: "Ah, você não é capaz de arranjar um namorado na rua, no mundo real?". Depois surgiu a compra de verduras pela internet e algumas pessoas diziam: "Tem que ser muito preguiçoso para não querer fazer compra pessoalmente na quitanda". E hoje em dia todo mundo acha tudo muito normal".

Na lista "muito normal" de incumbências das planejadoras de gravidez, uma das principais é orientar a contratação da babá. "Nós pré-selecionamos as "top" três e levamos para a mãe decidir", diz Denbo, que antes de abraçar a atual carreira, trabalhou por 20 anos como relações públicas.

Ninguém segura esse bebê

Denbo diz ter tido a idéia do negócio ao passar por uma gravidez e ter desejado estar cercada de consultores para ajudá-la a tomar decisões. "Por exemplo: você chega à [livraria] Barnes & Noble e tem uma prateleira inteira de livros sobre gravidez. E você simplesmente não sabe qual escolher", diz ela, que tem como sócia Alden Rosen, que trabalhava como executiva de moda.

A lista de serviços disponibilizados pelas planejadoras pessoais de gravidez inclui também acompanhamento nas consultas médicas; orientação na escolha do enxoval da criança; organização dos convites a amigas e parentes para o chá de bebê ("Você não imagina o trabalho que é descobrir o CEP de cada convidado", diz Denbo); contratação de fotógrafo para um ensaio da gravidez; aula de maquiagem e estilo para a gestante; entre outros.

"Temos sido procuradas por mulheres que trabalham fora, mas também por donas-de-casa que até têm tempo, mas querem ser uma ótima mãe", afirma Denbo.

Aprovadas

Lisa Fragner, executiva de projetos especiais de animação dos estúdios Fox de cinema, diz ter aprovado o serviço ao dar à luz um garoto neste ano. "Eu me esmero pela perfeição na carreira e isso se repete na minha vida como mãe. [As planejadoras de gravidez] Alden e Yael foram impecáveis nas informações que trouxeram e firmes na execução de projetos", conta. "[A gravidez] foi mais gostosa e sem estresse." »

Fonte:Folha
Link:http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u420407.shtml

Sem comentários: