segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Cuidados com a higiene bucal das crianças começam ainda na gestação


«Especialista alerta para importância da adoção de bons hábitos alimentares pelos pais e do pré-natal odontológico

Cuidar da saúde bucal dos filhos não significa apenas ensiná-los a sempre escovar os dentes após as refeições. Os pais podem garantir um belo sorriso nas crianças ainda na vida uterina. Isso porque a estrutura bucal da criança começa a se formar na sexta semana de gestação. Além da higiene diária e uma alimentação equilibrada, especialistas afirmam que a saúde bucal infantil está diretamente ligada aos cuidados da gestante. Assim, tratar e evitar problemas dentários durante a gravidez beneficia mães e filhos.

De acordo com Carmen Silvia Carvalho, odontopediatra da Clínica Amai, o pré-natal odontológico é fundamental para a educação dos pais. “Uma saúde bucal deficiente das gestantes é um fator de risco para a criança. É importante que a mãe tenha uma alimentação adequada, mantenha hábitos de higiene bucal e procure um dentista para um tratamento odontológico”, explica.

A especialista também destaca algumas atitudes comportamentais dos pais, como fator de incidência de cáries em bebês. “O que poucas mães sabem é que hábitos corriqueiros, como provar a papinha do bebê com a mesma colher com que servirá a refeição e dar beijinhos na boca do neném, pode transmitir as bactérias da cárie para o filho”, explica.

Nos primeiros seis meses de vida da criança, é importante que a mãe amamente o filho e limpe a boca do bebê sempre que possível com fralda umedecida em água filtrada. “A amamentação materna proporciona a correta formação da arcada dentária. É importante que os pais levem os filhos ao dentista antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. O profissional vai orientá-los como deve ser feita a higienização da boca da criança”, ressalta a médica.

Do sexto ao 12º mês de idade, podem aparecer os primeiros dentes. Nessa fase é necessário começar a incentivar hábitos de escovação. É hora de retornar ao odontopediatra para receber orientações e fazer exames preventivos “Os pais precisam estar atentos para o uso de cremes dentais especiais para crianças. Após um ano, a escovação já deve ser rotina da criança. Mesmo que os dentes de leite sejam temporários, eles servem de guia para os dentes permanentes nascerem na posição correta”, explica.

Carmen faz um alerta para o uso exagerado de flúor. De acordo com a odontopediatra, especialmente para crianças, o excesso pode acarretar na fluorose, doença que provoca perda de minerais no organismo, fazendo os dentes definitivos nascerem opacos e manchados. “A principal causa da fluorose é a ingestão indevida de creme dental com flúor durante a escovação. É comum isso ocorrer quando a criança, principalmente as muito pequena, escova os dente. Por isso, recomendo aos meus pacientes o uso de cremes dentais sem flúor e se possível, sem aditivos sintéticos e corantes”, diz.»

Fonte:Abril
Link:http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/cuidados-higiene-bucal-criancas-comecam-gestacao-419990.shtml

Sem comentários: