terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Saúde: Bastonário diz que privados não têm interesse nos partos de prematuros


«Lisboa, 29 Jan (Lusa) - O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que não há necessidade da ministra da Saúde limitar aos hospitais públicos a realização de partos de bebés prematuros, porque os privados não estão interessados nesse sector.

Em entrevista à agência Lusa, a ministra da Saúde, Ana Jorge, defendeu a realização de partos de bebés prematuros apenas nos hospitais públicos, admitindo que essa exclusividade fique já definida nas normas de licenciamento das maternidades privadas que a tutela está a ultimar.

Para a ministra, pediatra de formação e que sempre exerceu em instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), "o prematuro é algo muito difícil que exige uma equipa muito bem preparada, com médicos e enfermeiros que saibam trabalhar com uma criança pré-termo".

Em declarações à Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, disse que Ana Jorge não precisa de limitar o nascimento de bebés prematuros aos hospitais públicos porque os privados "não os querem lá".

Pedro Nunes justificou que só os hospitais públicos têm a capacidade para este tipo de situação dados os investimentos realizados e o tipo de organização.

"Nenhuma grande empresa está verdadeiramente interessada" nos partos de bebés prematuros porque "não é [uma aposta] saudável do ponto de vista económico", referiu.

Contudo Pedro Nunes disse que o "sector público e privado não são antagonistas" e deve haver uma complementaridade entre ambos.

SB/SMM

Lusa/Fim»

Fonte:Noticias sapo
Link:http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/dd4bbd392eeac03833c95f.html

Sem comentários: