terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Grávidas devem tomar cuidados especiais para curtir o Carnaval


«Gestantes não precisam ficar em casa acompanhando os desfiles pela TV, mas precisam observar alguns detalhes, como evitar saltos e cuidar da hidratação

A gravidez é um período em que as mulheres precisam de uma atenção especial. Agora no Carnaval, muita gente se ressente de não poder curtir a folia completamente. Mas isso não é uma regra absoluta. Gestantes podem aproveitar a folia, sem muitos exageros. Veja algumas dicas.

“Para a grávida que não apresenta problemas de saúde, a diversão está liberada, mas com bom senso. É preciso levar em conta o período da gestação. No primeiro trimestre, a folia não é tão cansativa. Muitas mulheres acreditam que nessa fase, a gestação é mais frágil porque é quando acontece a maior parte dos abortos. Mas esta é uma idéia errada. Os abortos espontâneos ocorrem por malformação do feto, não pelos exercícios que as grávidas realizam", diz o ginecologista e obstetra Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis.

A gestante pode pular o Carnaval sem problemas, mas deve observar alguns cuidados. Primeiro, é preciso ingerir líquidos com regularidade, para manter o corpo sempre hidratado. Como não é recomendável que a grávida fique muito tempo em jejum, o médico recomenda que a gestante leve alimentos saudáveis, como frutas, na bolsa.

Também é preciso evitar os sapatos de saltos altos. “À medida que a barriga cresce, o centro de gravidade da gestante se altera e ela se desequilibra com maior facilidade. Além disso, as articulações ficam menos estáveis por causa do acúmulo de líquidos no organismo. Por isto, o salto pode propiciar um tombo que pode prejudicar o bebê", alerta o especialista. Os carros alegóricos também devem ser evitados pelo risco de quedas.

O médico também recomenda pausas durante a folia. Assim que o cansaço bater, o peso da barriga incomodar ou o inchaço das pernas provocar algum desconforto, a grávida deve parar e sentar-se.

Se a gestante está em forma e pratica exercícios regularmente, é provável que ela encare a folia e até mesmo o desfile na avenida muito confortavelmente. “Caso contrário, a avenida não é um bom momento para testar suas condições físicas. Se ela estiver acima do peso, por exemplo, provavelmente se sentirá cansada no meio do caminho, ainda mais se estiver muito pesada, no final da gestação”, afirma o ginecologista.

O médico destaca que a grávida não deve usar fantasias pesadas ou que apertem a barriga porque podem provocar desconforto. O ideal é que a fantasia também dê uma boa sustentação aos seios.

Se a gestante for viajar de carro, o passeio deve ser intercalado com paradas para que a mulher possa caminhar e ativar a circulação sangüínea, principalmente das pernas. “Se for de avião, ela também deve levantar-se e caminhar pela aeronave”, diz Mathias.»

Fonte:Abril
Link:http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/gravidas-devem-tomar-cuidados-especiais-curtir-carnaval-421834.shtml

Sem comentários: