sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Morre uma portuguesa por dia com cancro do colo do útero


«Há três novos casos de cancro do colo do útero por dia em Portugal e morre uma portuguesa por dia por causa desta doença. Números que demonstram a urgência de combater o vírus do papiloma humano (HPV), que provoca este cancro.

Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), destacou o programa de vacinação comparticipado pelo Ministério da Saúde, mas salientou que é preciso fazer mais. «Começámos em Outubro de 2008 com as raparigas de 13 anos. Este ano vamos chegar até aos 17 anos. Sabemos que 80 por cento das jovens entre os 18 e os 25 anos queriam ter mais conhecimentos sobre o tema, mas só 25 por cento tem desejo de ser vacinada. Isto tem de mudar», disse.

Teresa Osório, do núcleo nortenho da LPCC, é da mesma opinião e até deixou uma sugestão: «O rastreio tem de ser gratuito. Temos de fazer ver ao Estado que o investimento inicial é maior, mas que depois é pior ter de tratar. E temos de combater estes números vergonhosos que temos!»

Portugal tem mesmo a maior taxa de incidência da Europa Ocidental, com 13,5 mulheres infectadas em cada 100 mil, conforme demonstrou Eduardo Franco, da Universidade McGill, do Canadá. Ainda assim, o professor destacou o «sucesso de Portugal na sensibilização», que trará resultados positivos a longo prazo.

Machado Lopes, director clínico do IPO do Porto, deixou uma promessa às mulheres nortenhas. «Estamos a colaborar com todos os hospitais do Norte para tentarmos centralizar o rastreio aqui no IPO. Estamos a falar de 140 mil exames por ano, pelo que temos de adaptar as nossas capacidades. Mas até Abril contamos ter isto a funcionar», garantiu.

A campanha «Passa a palavra» da LPCC foi um dos destaques do seminário «As vacinas na prevenção do cancro do colo do útero», que decorreu esta sexta-feira, no Instituto Português de Oncologia do Porto. O presidente da LPCC referiu o prémio europeu que reconheceu o seu sucesso.»

Fonte:iol
Link:http://diario.iol.pt/sociedade/hpv-cancro-colo-do-utero-virus-rastreio-vacina/1035815-4071.html

Sem comentários: