quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

GRAVIDEZ MÚLTIPLA


«Recentemente, foi publicada na mídia notícia de oito gêmeos que nasceram nos Estados Unidos. Embora não haja muitas informações disponíveis , sabe-se que foram resultado de algum tipo de tratamento em reprodução.



A gestação de múltiplos bebês é ,espontaneamnete, evento raro na natureza, representando menos de 1% de todas as gestações. A cada 10.000 nascimentos, somente um corresponde a trigêmeos e gestações com maior número são eventos mais raros ainda.

Entretanto, quando as mulheres são submetidas a algum tipo de tratamento para engravidar, a chance de gestação múltipla aumenta de forma importante, podendo corresponder em alguns casos a 20% dos nascimentos.



Embora possa parecer ótimo ter mais de um filho de uma só vez, não necessitando mais submeter-se a tratamentos como fertilização in vitro, o impacto de uma gestação de múltiplos é muito grande. Primeiro, transforma esta gestação em alto risco, pela possibilidade maior de desenvolvimento de complicações, como hipertensão arterial e trabalho de parto prematuro, normalmente exigindo um período grande de repouso, afastando muitas vezes estas mulheres de seu trabalho. Além disto, muitas destas gestações não chegarão ao termo, resultando em bebês prematuros, que necessitarão de internações prolongadas em UTIs neonatais,

Isto sem falar no impacto emocional e econômico sobre a família, que muitas vezes não estava preparada para receber tantos bebês em tão pouco espaço de tempo.



Em vista disto, têm-se feito esforços permanentes, por parte dos profissionais envolvidos em reprodução humana, para que cada vez mais seja transferido um número menor de embriões, para diminuir os riscos de gestações gemelares. A melhoria das técnicas de laboratório de fertilização in vitro e os resultados positivos com congelamento de óvulos e de embriões cada dia mais nos permitem reduzir o número de embriões transferidos para o útero, com altas taxas de gestação, fazendo que situações como estas de oito bebês sejam cada vez mais esporádicas.»

Fonte:Clicrbs
Link:http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=147973&blog=382&coldir=1&topo=3994.dwt

1 comentário:

Mimi disse...

muito interessante por aqui :)
e + interessante ainda, tantos blogs relacionados com gravidez da autoria de um homem... sem duvida os meus parabens! pela iniciativa e conteudo!
vou voltar!
bem haja.