terça-feira, 28 de abril de 2009

Aulas de natação na infância podem reduzir afogamentos


"Um novo estudo reforça o argumento de que ensinar natação para crianças com idades de um a quatro anos pode diminuir as chances delas se afogarem. A idéia pode parecer óbvia, mas alguns especialistas em segurança levantaram preocupações de que ensinar crianças pequenas a nadar pode colocá-las em risco maior ao diminuir seu medo natural da água ou tornar seus responsáveis excessivamente confiantes.

A Academia de Pediatria americana, por exemplo, recomenda aulas de natação para crianças acima de cinco anos, mas não tem uma posição sobre aulas para crianças menores, porque seu efeito não é suficientemente conhecido, observam os pesquisadores.

O estudo, publicado no Archives of Pediatric & Adolescent Medicine, levantou as mortes por afogamento de pessoas entre um e 19 anos em seis Estados durante dois anos. Os pesquisadores compararam a experiência de natação das vítimas com a de crianças de idade semelhante no mesmo condado.

Liderado pela doutora Ruth A. Brenner, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, o estudo descobriu que aulas de natação não aumentaram o risco de afogamento em crianças menores e, na verdade, pareceram diminuir esse risco. Mas os autores alertam que apenas aulas de natação "não vão prevenir o afogamento e que mesmo o mais hábil nadador pode se afogar".

Tradução: Amy Traduções
The New York Times"

Fonte: otícias Terra
Link:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3728151-EI8147,00.html

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.