quarta-feira, 15 de abril de 2009

Complicações na gravidez de meninos são mais frequentes


«Chance de problemas é até uma vez e meia maior no caso de garotos.
Tamanho maior da cabeça e hormônios masculinos são possíveis razões.

Anahad O'Connor Do 'New York Times'

A AFIRMAÇÃO
A probabilidade de complicações na gravidez é maior com meninos.

OS FATOS
Pessoas mais velhas dizem que uma gravidez difícil significa um bebê menino. Isso é folclore, mas, nos últimos anos, estudos examinando dezenas de milhares de nascimentos indicaram que um bebê homem pode realmente resultar numa probabilidade ligeiramente maior de complicações.

A pesquisa mais recente, conduzida por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, examinou 66 mil nascimentos e descobriu que a gravidez envolvendo meninos era frequentemente mais complicada. Ela tem uma chance ligeiramente maior de problemas como nascimento prematuro e necessidade de cesariana.

Outros estudos chegaram a resultados similares. Um deles, desenvolvido em 2002, examinou mais de 90 mil nascimentos, entre 1998 e 1999, e descobriu que partos de homens apresentavam uma probabilidade uma vez e meia maior de resultar em interrupção de descida – quando o feto para de descer no segundo estágio, ou o conhecido “empurrar” do trabalho de parto.

Cientistas apontam que essas descobertas não indicam necessariamente “caráter de risco” nos nascimentos de meninos. Eles são apenas levemente mais arriscados que nascimentos femininos. Uma razão, ao que parece, é o maior tamanho de cabeça dos bebês masculinos. Mas também existe a especulação de que outros fatores, como níveis mais altos de andrógenos, possam ter alguma relação.

Conforme concluiu um dos estudos, “Quando dizemos ‘deve ser um menino’ como explicação bem-humorada para complicações no trabalho de parto, estamos cientificamente mais corretos do que se supunha anteriormente.”

A CONCLUSÃO
Estudos descobriram que meninos representam um risco levemente maior de complicações no nascimento.»

Fonte:G1
Link:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1077832-5603,00-COMPLICACOES+NA+GRAVIDEZ+DE+MENINOS+SAO+MAIS+FREQUENTES.html

Sem comentários: