terça-feira, 14 de abril de 2009

Leite e carne podem afetar fertilidade masculina


«Estudo sugere relação entre hábitos alimentares e qualidade do sêmen. Veja o que dizem os especialistas

Daniella Cornachione

Uma dieta saudável ajuda nosso corpo a funcionar melhor. Mas o que talvez você não saiba é que comer carne e leite pode prejudicar a fertilidade do homem. Essa foi a conclusão de um estudo feito por pesquisadores do Instituto Bernabeu, na Espanha.

Os estudiosos compararam os hábitos alimentares de dois grupos. O primeiro, formado por 30 homens com a qualidade do esperma alterada, e, o segundo, por 31 com esperma normal. Aqueles que não apresentavam dificuldades de reprodução se alimentavam mais de mariscos, tomate, alface, vegetais crus ou cozidos, e leite desnatado. Já os com problemas de fertilidade consumiam mais produtos à base de leite, carne e batatas.

Os especialistas são cautelosos quanto às conclusões do estudo. Gustavo de Alarcon, urologista do Hospital São Luiz (SP), afirma que não há motivo para pânico. "A importância desse estudo é salientar, mais uma vez, que uma dieta saudável melhora, e muito, nossa qualidade de vida", diz. "Não é preciso adotar medidas radicais, como deixar de consumir carne e leite. O ideal é ingerir com mais frequência verduras e legumes e, de preferência, os alimentos orgânicos".

Importância da conservação dos alimentos

Para Arnaldo Cambiaghi, ginecologista especializado em reprodução humana, não são os alimentos que prejudicam a fertilidade, mas a forma como eles são conservados. “A alteração do esperma se dá provavelmente pela presença de hormônios e antibióticos, como os xenoestrógenos e os xenobióticos, nos alimentos industrializados”.

Os xenobióticos servem para conservar o leite. Os xenoestrógenos e certos esteróides anabolizantes são usados para estimular o crescimento da musculatura de animais, que depois são comercializados. "Essas substâncias podem alterar a morfologia, a movimentação e a concentração de espermatozóides", afirma Arnaldo.

Além da alimentação, outros hábitos também podem afetar a fertilidade de homens e mulheres, como o tabagismo e o consumo de álcool

Fontes: Arnaldo Schizzi Cambiaghi, diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução (IPGO); Gustavo de Alarcon, urologista do Hospital São Luiz. »

Fonte: Revista Crescer
Link: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EAH0-10441-867,00.html

Sem comentários: