terça-feira, 7 de abril de 2009

Problemas de fertilidade afetam um em cada dez casais, diz especialista


«MANAUS - Um em cada dez casais precisa de ajuda médica para ter filhos por conta de problemas de fertilidade, de acordo com a médica especialista em reprodução humana Dária Neves, que há oito anos atende homens e mulheres com dificuldades para ter filhos, em Manaus.

Segundo ela, cerca de 15 casais atendidos diariamente em seu consultório buscam identificar e tratar disfunções que dificultam a gravidez. “Sempre é a mulher que procura o primeiro atendimento, mas já na primeira consulta, orientamos que o parceiro também precisa estar presente, caso contrário não tem sentido buscar ajuda”, explicou a médica.

Dária Neves conta ainda que a maioria dos casais recebidos por ela tem entre 25 e 44 anos, e relata ter feito várias tentativas frustradas de engravidar por mais de um ano. Segundo ela, se o casal ultrapassar um ano de tentativas sem sucesso, é preciso buscar ajuda médica.

Casos

Foi o que ocorreu com João Paulo, 32, e Maria Antonietta Ávilla, 29, há quatro anos. “Passamos um ano e três meses tentando uma gravidez e nada. Quando já não sabíamos o que fazer, procurei algumas informações na internet e encontrei o contato de uma clínica em São Paulo”, relatou Antonietta, que hoje é mãe de Gabriel, de 2 anos.

Segundo João Paulo, depois de muita conversa, o casal decidiu viajar a São Paulo para buscar ajuda médica, sem saber que havia tratamento especializado aqui mesmo, em Manaus. “Ficamos sabendo depois que retornamos, com a ‘Tônia’ já grávida, mas o importante é que, graças à ciência, pudemos realizar nosso sonho de ter um bebê”, disse.

Para a surpresa do pai de Gabriel, os exames revelaram que a dificuldade do casal de ter filhos pelo método convencional era devida à sua baixa produção de espermatozóides saudáveis. “No começo tive dificuldades para aceitar, mas pensei no sonho maior de ter filhos e então decidimos fazer a fertilização in vitro indicada pelo médico”, contou Paulo.

Diagnóstico
O primeiro passo para diagnosticar as causas da dificuldade de reprodução é o exame de espermograma, realizado com o esperma do homem, para detectar possíveis alterações na produção e na qualidade dos espermatozóides.

De acordo com a especialista, as alterações no esperma são as causas mais freqüentes de infertilidade ou dificuldade de fecundação por parte dos homens. “Os espermatozóides podem estar nascendo imóveis ou mesmo mortos, podem ter baixa concentração ou mesmo nem serem produzidos”, explicou.

No caso das mulheres, existem vários fatores que podem influenciar na ocorrência de infertilidade, como por exemplo, pólipos e miomas existentes dentro do útero, feridas no colo e obstrução das trompas, que, segundo a médica Dária Neves, é a principal causa de infertilidade feminina.

- Temos que investigar todas as possíveis causas para identificar o que não está trabalhando na sua normalidade e acaba impedindo que ocorra a gravidez, mas entre as mulheres, o diagnóstico mais freqüente, sem dúvida, é de obstrução das trompas - disse.

Tratamentos

Conforme explicou Dária Neves, os tratamentos indicados dependem de cada caso em particular. “Quando a mulher não produz óvulos normalmente, por exemplo, a ovulação é estimulada com medicamentos e o casal e orientado a ter relações sexuais em dias específicos, o que chamamos de coito programado”.

Já nos casos em que há alterações no esperma e a mulher tem ovulação normal, é feita uma espécie de seleção dos espermatozóides ativos e eles são injetados dentro do útero da mulher durante o período fértil, que recebe medicamentos para estimular a ovulação. “Esse procedimento é chamado de inseminação artificial”, explicou a médica.

Quando é detectada a obstrução das tropas ou alteração mais grave no esperma, ou no caso de as duas situações ocorrerem com mesmo casal, o método indicado é a fertilização in vitro. “O espermatozóide e o óvulo são coletados e selecionados em laboratório e então a fecundação é feita in vitro e após fecundado, é introduzido no útero da mãe”, detalhou Neves.

Ela contou que Manaus ainda não possui laboratórios capacitados para fazer a fertilização 'in vitro', e que, por isso, os pacientes fazem todos os exames e outros tratamentos necessários aqui e são encaminhados para clínicas em Brasília, São Paulo e Fortaleza, para realizar a fertilização.



Fonte: Raphael Cortezão - Especial para o Portal Amazônia »

Fonte:Portl amazonia
Link:http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=81117&idLingua=1

Sem comentários: