segunda-feira, 16 de março de 2009

Afinal os bebés falam, nós é que não os percebemos


«O seu bebé grita e não sabe o que ele quer? Catarina Figueira foi a um curso que ensina o significado do choro.

Os pais que já têm os filhos criados vão lastimar não terem sabido disto na altura certa. Já os que estão a tentar sobreviver às primeiras semanas de paternidade, vão dar graças à Time Out por lhes revelar que é possível que os bebés com poucas semanas emitam sons com sentido, sons esses que se os pais conseguirem descodificar poderão ajudá-los a perceber quando é que o choro da criancinha é de fome ou de cansaço, por causa das cólicas ou porque do que o bebé precisa mesmo é de arrotar.

Não acredita? Então continue a ler. Tudo começou em 1998, quando uma australiana de 24 anos, violinista de profissão, teve o seu primeiro filho. Com uma memória fotográfica para sons fora do normal, Priscilla Dunstan começou, ainda na maternidade, a ouvir os sons do seu bebé de forma especial.

Segundo a violinista, não eram notas estridentes sem nexo, não senhor: elas faziam sentido. Após anos de pesquisa validou o método Dunstan, segundo o qual existe uma ligação entre cinco sons emitidos pelos bebés e cinco necessidades biológicas. A cada som corresponde um descritor fonético: “Neh” significa “fome”, “Owh” é sinónimo de cansaço, “Eh” quer dizer que o bebé precisa de arrotar, “Eairh” que tem cólicas e “Heh” que se sente desconfortável.

Da próxima vez que o seu bebé abrir a goela, arregale o ouvido e escute. Nas primeiras vezes é normal que só consiga identificar o “neh” da fome, mas com o tempo e um pouco de treino conseguirá distinguir os outros sons. Qual a vantagem? Conseguindo identificar a razão do choro da criança, vai encurtar os seus períodos de pranto e contribuir para a preservação da sua sanidade mental enquanto pai.

É precisamente para ajudar os progenitores a entrarem na mesma frequência sonora das suas crias que servem as aulas de linguagem de bebés de Ana Garrancho. “O bebé nasce já com uma linguagem, que dura até aos três meses. Cabe aos pais saberem interpretá-la”, explica a única formadora portuguesa a trabalhar o método Dunstan Baby Language. Foi com esse objectivo que Bruno Fonseca e Vitória Nabais, pais de primeira viagem de uma bebé de dois meses, se inscreveram na primeira aula. “Ela emite, eu é que não a percebo”, desabafa com graça o pai da Francisca.

Na primeira sessão descreve-se o método Dunstan, os pais aprendem as três palavras mais fáceis e assistem a vídeos com dezenas de exemplos dos diferentes sons. Parece uma choradeira pegada mas com um pouco de atenção começam a ser audíveis as diferenças. Na segunda aula estudam-se as duas últimas palavras e trabalham-se técnicas de acalmia dos bebés e conselhos de como amamentar, dar biberão, massajar a barriga do recém-nascido, pô-lo a arrotar ou a adormecer. Ana Garrancho aconselha as aulas o mais cedo possível, nas primeiras semanas de vida do bebé ou quando ele ainda está na barriga da mãe. Faz sentido: quanto mais cedo, menos acessos de desespero por parte dos pais, do género “Já te dei de comer, já te mudei a fralda, já te pus a arrotar, o que é que tu queres mais???”.

No final das sessões os progenitores levam para casa dois DVDs onde podem ouvir em repeat dezenas de bebés de pulmão aberto, a difundir “Nehs”, “Eairhs” e “Owhs”. A ideia é compararem estes sons com o choro do seu rebento e perceberem as semelhanças. Não se assuste se de início lhe pareceu ouvir um “Eh” e nem mesmo depois de pôr o miúdo a arrotar ele se calou. O som do desconforto físico é muito semelhante e pode confundir. Não desista e faça rewind ao DVD. Se isto servir para vencer alguma desconfiança que ainda paire sobre o seu espírito, saiba que Oprah Winfrey já falou sobre a técnica desenvolvida por Priscilla Dunstan num dos seus programas. »

Fonte:Timeout
Link:http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=3134

Sem comentários: