quarta-feira, 11 de março de 2009

Maternidade Alfredo da Costa abre novo centro de PMA


«O novo centro de Procriação Medicamente Assistida (PMA) da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, abre segunda-feira e está um luxo. Tem equipamentos novos e tecnologia avançada que custaram mais de meio milhão de euros. Apenas faltam médicos.

Remodelado no âmbito do apoio do Estado ao combate à infertilidade - para o qual o Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponibiliza uma verba de 12 milhões de euros para 2009 -, o novo centro foi desenvolvido na mesma zona do antigo, que há muito reclamava obras.

Pintado de fresco com a tranquila cor lilás, o centro tem várias salas e algumas inovações, como a existência de dois laboratórios, um dos quais atribuído às técnicas a aplicar em casais com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

Uma sala de colheita de esperma vem substituir a decadente casa de banho onde dantes se realizava este procedimento.

Pelo menos dois microscópios são novos, bem como material de apoio, marquesas e instrumentos ecográficos.

As obras custaram 530 mil euros, conforme revelou à Agência Lusa o director da Maternidade Alfredo da Costa (MAC).

Segundo Jorge Branco, no ano passado foram feitos 172 ciclos (tratamentos com técnicas de PMA), menos que os 200 habitualmente realizados por ano, uma vez que o centro encerrou em Setembro para obras.

Para o corrente ano, a MAC espera realizar 300 a 330 ciclos, um objectivo que pode estar comprometido dada a actual falta de médicos e biólogos.

Isto porque nos últimos tempos saíram vários clínicos que se encontram agora a trabalhar na área da infertilidade do privado Hospital dos Lusíadas, que está a apostar forte nesta área.

Deixaram a MAC para trabalhar neste hospital os médicos António Neves, Paula Maia, Daniela Sobral e Luís Vicente, segundo várias fontes contactadas pela Lusa.

Para Jorge Branco, apenas saíram dois: Paula Maia e Daniela Sobral, pois os restantes já tinham saído (António Neves) ou encontravam-se a trabalhar em outras áreas (Luís Vicente). »

Fonte:Diário Digital
Link:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=376753&page=1

Sem comentários: