quarta-feira, 18 de março de 2009

Estudo comprova uso da chupeta não prejudica o aleitamento materno


«Sim à chupeta. Estudo internacional desmistifica a controvérsia do impacto da chupeta no
aleitamento materno. Pesquisa inédita realizada em Bueno Aires revela que a chupeta, quando oferecida no momento em que a amamentação está estabelecida, não prejudica o aleitamento materno e pode contribuir para a redução de chances de morte súbita

Ela é usada há três mil anos para “acalmar” os bebês. Algumas mães são fãs, outras não gostam muito da idéia de oferecer a chupeta para os filhos. A mesma polêmica acontece no meio médico, sobretudo porque relacionam o uso da chupeta com prejuízos ao aleitamento materno. Contudo, um estudo que será apresentado no Simpósio Internacional da Maternidade Santa Joana, em São Paulo, revela uma conclusão que poderá ajudar as mães nessa escolha tão difícil. Ao contrário do que muitos imaginam, as conclusões apontaram que oferecer a chupeta aos 15 dias de vida do bebê não interfere no aleitamento materno. Além disso, a iniciativa de oferecer a chupeta em paralelo à manutenção do aleitamento já estabelecido pode contribuir também para a redução das chances de morte súbita do bebê.


A pesquisa inédita foi realizada em Buenos Aires e analisou o comportamento de 1.000
(mil) bebês recém-nascidos. Para metade deles foram oferecidas chupetas a partir do
15º dia de vida e para a outra metade não foi introduzida a chupeta. A amostra contou com 3/4 de bebês provenientes de hospitais privados e 1/3 de hospitais públicos, com mães com idade média de 29 anos. As conclusões do estudo apontaram que 86% dos bebês observados não tiveram interferência ou diminuição no aleitamento materno até os três meses de vida. O assunto é motivo de controvérsia entre as mães e também entre os médicos. “A principal dica que o estudo nos oferece é que uma vez que a amamentação materna esteja bem estabelecida, a chupeta poderá ser usada para acalmar o bebê em casos de dor ou no auxilio para adormecer. Porém seu uso dever ser limitado e somente após 15 dias de vida para não interferir na dinâmica inicial da amamentação. Alguns dados sugerem também que o uso da chupeta pode contribuir para a redução das chances da morte súbita do lactente, um fenômeno muito raro que leva os bebês à morte durante o sono, sem explicação médica”, comenta a pediatra neonatologista do Hospital Santa Joana, Débora Passos.


Neste mês, o doutor Néstor Vain, diretor do Departamento de Pediatria e Neonatologia da Maternidad Palermo, Sanatorio de la Trinidad, de Buenos Aires, virá pela primeira vez ao Brasil especialmente para falar desse assunto. Ele apresentará todas as características do estudo e também uma visão geral deste cenário no Simpósio Internacional de Neonatologia, realizado pela Maternidade Santa Joana. O evento terá início nesta quinta-feira, dia 12 de março e seguirá até o dia 14. A programação contará também com convidados palestrantes vindos dos EUA e da Austrália. Os profissionais colocarão em discussão novos estudos e descobertas e atualizarão especialistas de todo o Brasil em diferentes temas da Neonatologia. “Por conta de toda a tradição na realização deste encontro, este ano o Simpósio cresceu de forma significativa. A qualidade da programação chamou tanto a atenção dos profissionais que as vagas se esgotaram; temos mil médicos inscritos de todo o Brasil”, revela Dr. Alberto D´Auria, diretor de relacionamento médico da Maternidade Santa Joana. “Os convidados internacionais estarão pela primeira vez em território nacional compartilhando novidades e tendências extremamente relevantes, o que nos permitirá ter uma visão ampla do que acontecerá nos próximos anos na Neonatologia, tanto no Brasil quanto no mundo”, complementa.


por Assessoria »

Fonte:Alagoas em tempo real
Link:http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=saude&cod=2496

Sem comentários: