sexta-feira, 20 de março de 2009

Enxovais para os bebés do Hospital de S. João


«Projecto voluntário quer ajudar 120 famílias carenciadas por ano

MARTA NEVES
No decorrer deste ano, cada família carenciada à espera de bebé que for sinalizada pelo Serviço Social do Hospital S. João, no Porto, vai ter uma ajuda especial. A ideia é apoiar mães e recém-nascidos, estando incluída a oferta de enxovais.

O projecto "Bebés de São João", integrado no Serviço de Humanização do Hospital São João, começa agora a dar os primeiros passos. Mas o objectivo é ajudar anualmente 120 famílias, explicou Helena Soares, uma das voluntárias, que juntamente com Nazaré Soares, encabeça esta iniciativa.

Inspiradas no modelo do "Banco do bebé", criado há 15 anos na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, as duas amigas decidiram explorar o conceito, adaptando-o ao hospital portuense. A ideia foi criar um projecto "que servisse para apoiar as mães e seus bebés no período pré natal, durante o internamento e posteriormente, dando especial atenção a mães adolescentes, famílias carenciadas com gémeos e mães solteiras", explicou Nazaré Alves.

O Serviço de Humanização do Hospital S. João, só podia "receber este projecto de braços abertos", disse o seu responsável, Filipe Almeida, sublinhando a importância "de se centrar atenções na pessoa". Neste contexto, e extravasando as fronteiras do hospital, "Bebés de São João" é um projecto que "está a movimentar uma enorme solidariedade", conta Nazaré Alves. Helena Soares recorda a "leitora do JN, de 89 anos, que nos contactou no sentido de mostrar toda a sua disponibilidade para fazer xailes para os bebés".

Todavia, a acção prioritária passará pelas mães adolescentes e ainda pelo acompanhamento da grávida, antes e depois do parto e ainda, no futuro, por conseguir fazer apoio domiciliário. »

Fonte: JN
Link:http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1167299

Sem comentários: