segunda-feira, 17 de março de 2008

Da estética à saúde: acupuntura é aliada da mulher


«Só quem é mulher sabe como é a dor de uma cólica menstrual ou como é desconfortável ter um ciclo desregulado. Só as mulheres também podem ter o “privilégio” de enjoar ou ter dor nas costas decorrentes de uma gravidez. Isso sem contar os inúmeros problemas estéticos que as situações acima causam como acne, estrias, obesidade, por exemplo.

“A acupuntura apresenta-se como uma aliada à saúde da mulher, podendo ser utilizada como ferramenta estética e também para tratar e prevenir disfunções menstruais e problemas relacionados à gravidez”, explica dra. Magali Sefrian, fisioterapeuta acupunturista e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Grupo CBES.

Todo mês
A menstruação faz parte da vida fértil da mulher e todas precisam se acostumar com isso. Mas o que para algumas é apenas uma fase ruim do mês, para outras, é um verdadeiro caos: cólicas menstruais, TPM, sangramento excessivo ou anormal... “Todas essas situações podem ser tratadas com a acupuntura, pois atua no sistema endócrino, regularizando a função dos nossos hormônios”, informa a especialista.

A acupuntura pode também regularizar o ciclo menstrual e acabar com as cólicas. Uma antiga professora do Grupo CBES conta que, certo dia, uma de suas alunas foi avisar que não ficaria na aula devido à forte cólica que estava sentindo. A especialista propôs o tratamento da acupuntura e, com apenas um agulha, a dor desapareceu e a aluna pode assistir à aula.

Antes e depois do parto
Durante a gestação é bastante comum aparecerem dores nas costas, tensão muscular e, principalmente, enjôo. Como medicamentos são contra-indicados nesses nove meses, a gestante acaba sofrendo sem saber o que fazer. “A acupuntura é um tratamento eficaz para os problemas físicos relacionados à gravidez e também para alguns transtornos psicológicos como a ansiedade extrema e a insônia”, aponta dra. Magali.

No final da gestação, a aplicação das agulhas pode ser utilizada para induzir as contrações uterinas e acelerar o trabalho de parto, servindo também como analgésico. “Nos casos em que o bebê está sentado, a acupuntura ajuda a posicioná-lo para o nascimento e todo o tratamento não tem contra-indicações”, afirma a acupunturista.

No pós-parto, a técnica ajuda a recuperar o organismo e a melhorar o estado emocional da nova mamãe, tratando problemas como ansiedade, depressão pós-parto, ausência de leite, hemorragias, cólicas uterinas, lombalgias e inchaço na região abdominal. “O grande benefício da acupuntura é para o estado emocional da mãe, que fica muito abalada pelas variações hormonais da gravidez, afetando também o físico. Em contrapartida, mantendo-a calma favorecerá a produção e a descida de leite”, frisa.

A acupuntura também atua sobre a imunidade, ajudando a prevenir infecções; estimula a circulação, reduzindo o edema corporal; proporciona a contração uterina, estimulando o útero a voltar ao normal; e, também, beneficia a pele, colaborando no desaparecimento das manchar da gravidez.

Sempre bela
A estética é sempre preocupação das mulheres, não apenas no pós-parto. Acne, rugas, celulite são algumas das vilãs da beleza feminina e, até para elas, a acupuntura pode ser uma solução. “Com a técnica é possível tratar doenças de pele, prevenir o envelhecimento facial, diminuir a gordura localizada e a celulite”, exemplifica Dra. Magali, que ministra também o curso de Acupuntura Estética do Grupo CBES.

O princípio da acupuntura estética é o mesmo da acupuntura convencional: utilizar as agulhas em pontos específicos para estimular a produção de hormônios e outras substâncias. “No caso da acupuntura estética, a liberação de certas substâncias na corrente sangüínea aumenta a nutrição dos tendões, ligamentos e músculos, e colabora para a produção de novas fibras de colágeno, melhorando o tônus da pele”, explica a especialista.

Por causa dessa atuação no organismo, a acupuntura estética pode ser usada para tratar rugas, flacidez, gordura localizada, estrias, celulite, acne e algumas patologias da pele, e tem se tornado um tratamento procurado por todas as faixas etárias. “Muitas adolescentes usam a acupuntura para tratar aumento de peso ou acne, mulheres entre 25 e 40 anos tratam manchas de pele ocasionadas pela gravidez, mas a procura aumenta bastante pelas mulheres acima de 40 anos”, comenta dra. Magali.»

Fonte:Paranashop
Link:http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_notas.php?id=17879

Sem comentários: