sexta-feira, 28 de março de 2008

Nariz Limpinho vai às creches - Para ensinar os cuidados a ter com a obstrução nasal nos bebés


«O Programa Nariz Limpinho vai correr diversas creches do país, com o objectivo de ensinar aos pais quais os melhores cuidados a ter com a obstrução nasal, um problema que afecta milhares de crianças e adultos, e que tem especial gravidade nos primeiros meses de vida.

A iniciativa visa ajudar quem lida diariamente com bebés até aos 24 meses, para que entendam a melhor forma de lidar com este problema que gera mal-estar para o bebé que não consegue alimentar-se e dormir correctamente.

Assim, no âmbito do projecto agora anunciado, até ao final de Maio, uma fisioterapeuta vai às creches para explicar os procedimentos mais indicados para aliviar o bebé e ajudar os pais e educadores a lidar da melhor forma com a questão.

De salientar que a obstrução nasal pode atingir pessoas de todas as idades, mas é particularmente grave na primeira infância, numa altura em que a respiração ainda se faz maioritariamente pelo nariz e, os bebés, por passarem muito tempo deitados, são ainda particularmente susceptíveis.

Sem conseguir respirar correctamente pelo nariz, o bebé não consegue alimentar-se ou descansar nas melhores condições o que vai reflectir-se numa maior irritabilidade podendo até comprometer o seu correcto desenvolvimento.

A acção, promovida pela Novartis, chegará numa primeira fase à região da Grande Lisboa, estendendo-se a partir de Setembro ao Grande Porto, num total de cem sessões de esclarecimento.

Os organizadores deixam ainda alguns conselhos para prevenir a obstrução nasal do bebé, que passam por não manter o bebé deitado muitas horas seguidas, levantar ligeiramente a cabeceira do berço, não dar de mamar com o bebé completamente deitado, assim como não aquecer demasiado o quarto e evitar a exposição a ambientes fechados, sobrepovoados ou com fumo de tabaco.»

Fonte:Fábrica de Conteúdos
Link:http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=d3d9446802a44259755d38e6d163e820&id=8525308261c2df1952e8f1ae3ba97ddf

2 comentários:

rosemeire disse...

olá,tenho 29 anos, e tenho ovario policisto,a 12 anos faço tramento e meu maior desejo e ser mãe...

Anónimo disse...

Olá, tenho ovário policistico, descobri ano passado, tenho 20 anos, a minha primeira mestruação veio quando eu tinha 14 anos e vinha no máximo 3 meses ao ano e durava um dia no máximo, desde os quatorze anos tive que tomar anticoncepcional e vinha fazendo tratamento, se eu parar de tomar, minha pele se enche de espinhas, meu ovário se enche de cistos e minha mestruação fica inexistente... meu sonho é ser mãe um dia, espero muiito que Deus me ajude, pois não é nada facil saber que você tem uma doença cronica como essa.. :/