quinta-feira, 6 de março de 2008

Portuguesas são das mais sensibilizadas para o cancro do colo do útero na Europa


« 04-Mar-2008
Na próxima quinta-feira, dia 6 de Março, especialistas internacionais e nacionais debatem a situação actual e as perspectivas futuras do cancro do colo do útero no contexto mundial, no âmbito do 20º Congresso Europeu de Obstetrícia e Ginecologia, pelas 11h00, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa.

O encontro servirá também para abordar e comentar os mais recentes dados que referem que 89 por cento as mulheres portuguesas (mães de jovens entre os 9 e os 17 anos) estão sensibilizadas para o tema do cancro do colo do útero. Apenas a Bélgica surge à frente de Portugal com 94 por cento. Quando inquiridas as próprias jovens, dos 18 aos 25 anos, o resultado é semelhante. De acordo com o estudo, 80 por cento das portuguesas afirma que se encontram sensibilizadas para a problemática, logo atrás da Áustria com 85 por cento.

Portugal é o país europeu com maior incidência de cancro do colo do útero e onde morre uma mulher por dia devido a esta patologia. Felizmente esta doença pode ser prevenida através de rastreio para as mulheres com mais de 25 anos e vacinação para as mulheres entre os 9 e 26 anos de idade.

Marcam presença na conferência diversos opinion leaders internacionais, nomeadamente: Javier Cortes-Bordoy (Coordenador do Grupo de Vacinação do HPV em Espanha); Elmar Joura (Departamento de Obstetrícia e Ginecologia na Universidade Médica de Viena); Margaret Stanley (Departamento de Patologia na Universidade de Cambridge no Reino Unido).

Na Europa, são anualmente diagnosticados cerca de 33.500 cancros do colo do útero e 15 mil mulheres morrem em consequência da doença por ano (o equivalente a 40 mulheres por dia e duas mulheres por hora) 3. Em Portugal, morre uma mulher por dia e três novos casos são diagnosticados.»

Fonte: CiênciaPT
Link:http://www.cienciapt.info/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=39647&Itemid=1

Sem comentários: