quinta-feira, 6 de março de 2008

Fraldas de pano começam a substituir as descartáveis


«As fraldas de pano começam a tomar o lugar das descartáveis, incluindo em Portugal onde pais preocupados com o ambiente recusam enviar para aterro um resíduo que demora 500 anos a deteriorar-se e cuja reciclagem não está autorizada.
As novas fraldas de pano têm um design semelhante às descartáveis, fecham-se com velcro, botões ou uma mola de plástico macio composta por três pontos de fixação e vendem-se apenas na Internet.

"Há três anos, quando nasceu a minha filha mais velha, deparei-me com a dificuldade de arranjar fraldas de pano em Portugal. Comecei a encomendar do estrangeiro e decidi então pedir mais quantidades e disponibilizar esses produtos num site", contou à agência Lusa Lia Nogueira, que se dedica em part-time a este negócio que regista cerca de 30 encomendas por mês.

Embora mais caras do que as fraldas descartáveis, as fraldas de pano acabam por sair mais baratas, defende Lia Nogueira: "Lavam-se na máquina a uma temperatura normal e misturadas com a outra roupa, e estão prontas a usar novamente. Além da vantagem de não estragarem o ambiente".
A www.ecobebes.com, de Lia Nogueira, e a www.naturkinda.com são os únicos locais nacionais nos quais as fraldas amigas do ambiente estão à venda, assim como outros produtos ecológicos destinados aos bebés.

Uma fralda de pano custa entre três e 12 euros, e pode ser coberta por uma capa de malha ou de plástico (que custa perto de 13 euros) que protege a roupa da criança de ficar suja ou molhada.
As linguetas, tecidos turcos absorventes que têm a forma de um penso higiénico e servem para aumentar a eficácia das fraldas, estão também à venda naqueles sites a menos de um euro cada, assim como rolos de papel protector que se coloca por cima da lingueta para separar as fezes e que, depois de usado, deve ser deitado na sanita.

À venda, embora esgotado, encontra-se a "fralda tudo em um", considerada mais prática por não necessitar de capa protectora e por já incluir a lingueta, sendo recomendada nos sites para saídas, creches ou amas.
Nos Estados Unidos o uso das fraldas de pano é bastante mais comum do que em Portugal, onde poucas pessoas compram estes produtos por razões ambientais.

Em Inglaterra, onde existe reciclagem das fraldas descartáveis, o consumo de fraldas de pano continua a aumentar, o que é visível na abertura de lavandarias especializadas neste segmento de mercado e que vão a casa dos clientes buscar as fraldas de pano sujas e voltam a entregá-las já limpas e passadas a ferro.
Os últimos estudos internacionais indicam que um bebé usa, nos seus primeiros anos de vida, quase cinco mil fraldas, o que equivale a uma tonelada.

Os resíduos da fralda, onde o pior para o ambiente é o plástico, demoram cerca de 500 anos a deteriorar-se num aterro, razão por que é muitas vezes considerado um dos piores resíduos domésticos.»

Fonte:Açoriano Oriental
Link:http://acorianooriental.sapo.pt/noticias/view/117247

Sem comentários: