terça-feira, 4 de março de 2008

Gestantes devem estar com a bagagem preparada para a chegada do bebê


«Redação, com colaboradores [03-03-2008]

Chegou a hora, o bebê vai nascer e o que levar para o hospital? Os futuros-papais devem estar prevenidos, com suas malas prontas, evitando o estresse na hora de ir para a maternidade. “Se a gravidez estiver correndo bem, a mala que será levada para o hospital deve estar preparada, no mínimo, um mês antes da data prevista do nascimento. Se for uma gravidez de risco, a mala deve estar pronta com mais antecedência”, orienta a enfermeira obstetriz Simone Rocco, que ministra cursos para gestantes.

Tanto em parto normal quanto em cesárea, a gestante deve levar ao hospital tudo o que for útil e importante para ela, garantindo o seu conforto nesse momento de mudança pelo qual está passando. “Às vezes, a simples falta de um pijama pode causar um grande transtorno, pois a mamãe está num ambiente diferente, com visitas a toda hora, rotinas absolutamente novas com a chegada do bebê. Por isso, precisamos compreender que nada é exagero nessa hora”, comenta a enfermeira.

Todas as roupas que a mamãe usará no hospital devem ser confortáveis, sem transparência nem muitos laços ou rendas, e precisam facilitar a amamentação. “O ideal é que seja levado pelo menos um pijama, ou camisola, para cada dia de internamento”, frisa a especialista. A gestante deve providenciar também calcinhas pós-parto e sutiãs próprios para a amamentação e, se indicado pelo médico, uma cinta específica para o período após a cesárea.

O acompanhante tem um papel muito importante nesse período e também deve providenciar sua bagagem com roupas de dormir, produtos de higiene pessoal e, principalmente, a máquina fotográfica. “É ainda muito importante que essa pessoa seja alguém próximo, para que a mamãe não se desgaste orientando tudo em todas as ocasiões: o que fazer quando chegar visitas? E se o bebê precisar mamar e houver muitos curiosos no quarto? O ideal é que o acompanhante seja alguém com quem a gestante tenha bastante sintonia”, aconselha Simone.

Os cuidados mais simples podem evitar estresse desnecessário e é por isso que a bagagem deve ser arrumada com antecedência. “Uma dica simples, por exemplo, é levar uma nécessaire transparente para que o acompanhante ache com facilidade um prendedor de cabelo, uma pinça ou qualquer outro objeto que a mamãe precise”, sugere.

A primeira bagagem

O bebê que está chegando também precisa ter uma mala completa para os seus primeiros dias de vida. São necessárias duas mudas de roupa para cada dia de internamento, além de fraldas, lenços umedecidos, mantas e outros itens. “Muitas maternidades oferecem um enxoval básico para o período pós-parto e a gestante deve se informar sobre isto antes de separar as roupinhas, mas ainda sim se deve levar o enxoval necessário para o dia de alta”, observa Simone.

As necessidades do neném, entretanto, não são apenas as roupinhas. Os pais precisam se lembrar de levar um bebê-conforto para o transporte até em casa, um quebra-sol para o vidro do carro e uma sacola-toalete para ter o necessário à mão durante o trajeto. “E é importante que seja levado ao hospital o álcool em gel para higienizar as mãos de qualquer um que queira segurar o bebê”, salienta.

Lista completa de itens para o enxoval:

Para a mamãe:
- Camisolas ou pijamas que facilitem a amamentação, um para cada dia.
- Roupão longo ou curto
- Chinelo confortável e seguro
- Sutiã próprio para amamentação, um para cada dia
- Calcinhas pós-parto, pelo menos uma para cada dia
- Cinta pós-parto, de acordo com a indicação médica
- Prendedor de cabelos
- Produtos de higiene pessoal
- Cosméticos de uso habitual
- Absorventes íntimos
- Documentos de identificação pessoal
- Roupas confortáveis para a alta hospitalar

Para o papai ou acompanhante:
- Pijama ou roupa de dormir adequada para o ambiente hospitalar
- Roupão
- Chinelo confortável e seguro
- Documento de identificação pessoal
- Máquina fotográfica

Para o bebê:
- Dois kits de malha: touca, luva e meia
- Duas mudas de roupa para cada dia: tip-top, sapatinho macio, meia, body e calça
- Duas mantas, uma quente e outra mais fresca. Um cobertor, conforme o clima
- “Saquinho de dormir”
- Vira-manta, quatro unidades. Deve ser o dobro do número de mantas
- Um pacote de fraldas descartáveis. Caso a maternidade ofereça, levar o suficiente para o transporte até em casa
- Quatro fraldas de boca para cada dia de internação
- Lenços umedecidos e pomada preventiva de assaduras
- Álcool gel para as mãos de quem for segurar o bebê
- Sacola-toalete, para ter à mão o essencial no retorno para casa
- Quebra-sol para o carro
- Bebê-conforto para o transporte»

Fonte:Panashop
Link:http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_notas.php?id=17873

Sem comentários: