terça-feira, 4 de março de 2008

Recolha de fraldas porta a porta em estudo


«Governo está a avaliar a forma de tratar este lixo tão danoso ao ambiente
As fraldas poderão vir a ser recolhidas porta a porta e depois enviadas para a reciclagem. O Ministério do Ambiente ainda está a estudar o melhor sistema de recolha e reciclagem destes resíduos que ficam 500 anos no ambiente. Mas a empresa que detém a tecnologia do processo diz ter capacidade para recolhê-las em casa das famílias ou junto dos sistemas de recolha de lixos domésticos.

"Podemos fazê-lo das duas maneiras. Desde que fique garantido que estes resíduos não vão parar aos aterros mas são reciclados. E que há uma entidade gestora a gerir esse sistema", disse ao DN Aura Carvalho, da Tecnoexpor, uma empresa que está há dois anos à espera de autorização do Governo para implementar a tecnologia em Portugal.

O Ministério do Ambiente está a estudar a viabilidade económica e financeira da montagem de uma fileira própria para estes resíduos, à semelhança do que existe para as embalagens ou os óleos. E promete ter uma resposta no final deste semestre. A dificuldade deste sistema prende-se com o facto de, actualmente, ainda não haver operadores no mercado a fazer este trabalho.

O que já parece certo é que, numa primeira fase, a recolha será feita junto de grandes produtores como as creches ou os hospitais. Quando o sistema for alargado, será possível retirar do lixo doméstico este material que detém restos orgânicos e plástico. A legislação comunitária obriga a evitar que os aterros recebam matéria orgânica e materiais com potencialidade de reciclagem.»

Fonte:DN
Link:http://dn.sapo.pt/2008/03/03/sociedade/recolha_fraldas_porta_a_porta_estudo.html

Sem comentários: