«Joana Silva Santos 2008-01-07
Defensores do método multilinguístico acreditam nos benefícios da aprendizagem precoce e em simultâneo de várias línguas.
"Adeus!; au revoir!; goodbye!; auf wiedersehen!". Esta é apenas uma das sequências de palavras em português, francês, inglês e alemão que se tornou uma constante na Fundação Adolfo Vieira de Brito, pioneira, desde Outubro, na implementação do método multilinguístico criado pelo investigador Alberto de Sousa.
O investigador de neuropsicologia da linguagem não considera a educação como uma transmissão do saber mas sim como "uma formação do ser, onde todas as áreas programáticas são objectivadas para o desenvolvimento das capacidades da criança". Baseado na neuropsicolinguística, o Método Multilinguístico de Iniciação à Leitura-Escrita desenvolvido por Alberto de Sousa sugere uma abordagem em simultâneo de quatro línguas, de forma faseada, com o apoio de jogos e programas didácticos.
Inicialmente, as crianças são estimuladas para o desenvolvimento das capacidades auditivas e linguísticas, depois para a apreensão e compreensão do vocabulário, avançando em seguida para a interacção multilinguística.Segundo Edgard Fortes, presidente da Fundação Adolfo Vieira de Brito, o método multilinguístico deve ser aplicado idealmente durante dois anos, pois as crianças estão mais abertas a desenvolver estas capacidades logo a partir dos três anos.
Em declarações à Lusa, e a partir de investigações científicas no campo da linguística, o responsável explica que "quanto mais precoce for a aprendizagem de uma língua, melhor será o seu domínio e que é mais fácil aprender várias línguas em simultâneo do que sequencialmente".Por isso mesmo, as crianças do jardim-de-infância com 4 e 5 anos de idade têm aqui uma nova actividade.
A par com a pintura de desenhos, as histórias que são contadas e os jogos didácticos, as crianças aprendem palavras ou frases simples simultaneamente em português, francês, inglês e alemão, através do método multilinguístico.Começam por relacionar um gesto com uma imagem e a expressar essa palavra nas quatro línguas - técnica fonogestual. Depois segue-se a acção e ideia gestual, com recurso aos cartões.
As educadoras mostram as gravuras às crianças, que repetem o nome da figura ou acção representada, nas várias línguas.O método multilinguístico é implementado em pequenas sessões de cinco a dez minutos, duas a três vezes por semana, onde as educadoras, além de recorrerem a diversos jogos, também promovem dramatizações, utilizando simultaneamente programas de computador interactivos, que ajudam na apreensão da forma correcta de pronunciação das palavras.
"A linguagem é muito incipiente, mas a verdade é que as crianças rapidamente apanham o ritmo, detêm as palavras e começam a aprender, não a língua, mas frases, palavras isoladas, que depois no seu conjunto formam frases lógicas que fazem sentido", explica Edgard Fortes. Ainda assim, a implementação da nova actividade trouxe de início algum receio mas a experiência foi bem aceite e, segundo as educadoras, os resultados "têm sido satisfatórios". A formação, de acordo com Edgard Fortes, não é um problema, e as educadoras não precisam de ter um curso específico em línguas.
"Se a educadora não sabe, tem a 'cábula' atrás do cartão e depois tem ainda um dispositivo informático, onde as palavras estão escritas e são lidas na língua original", explica. No entanto, para uma melhor adaptação a esta nova actividade pedagógica, as educadoras deste jardim-de-infância privado receberam formação ministrada por Alberto Sousa.Actualmente, em Portugal, o método multilinguístico está a ser aplicado somente na Fundação Adolfo Vieira de Brito, às turmas de quatro e cinco anos, abrangendo 44 crianças. .......»
Fonte:Educare.pt
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