quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Exposição hormonal no útero pode ser causa de anorexia


«Estudo britânico acredita que a doença pode surgir devido a uma forte exposição hormonal dentro do útero

A pesquisa foi efectuada por investigadores da Universidade de Sussex, afirmando que uma produção elevada de estrogénio pelas mães pode afectar a estrutura cerebral do bebé, tornando-o mais susceptível de vir a desenvolver um distúrbio alimentar.

Baseando-se nos registos de gestações de milhares de gémeos suecos guardados numa base de dados, os investigadores descobriram que o risco de anorexia era superior nas gémeas comparativamente com os gémeos, algo que não causou surpresa, já que a doença manifesta-se mais entre as raparigas.

Segundo os cientistas, o facto é fácil de explicar já que o estrogénio é necessário para o desenvolvimento do feto feminino, mas uma grande produção da hormona pode afectar a estrutura do cérebro.

Os investigadores mostraram-se surpreendidos com os resultados da análise de casais de gémeos, descobrindo que os rapazes que nasceram com as raparigas tiveram uma probabilidade 10 vezes superior de vir a sofrer da doença.

"Sabemos que o estrogénio e outras hormonas têm um grande efeito no organismo, e parece que existiu uma grande produção de estrogénio pelas mães em alguns dos casos analisados", afirmou Marco Procopio, um dos especialistas envolvidos na pesquisa.
"O estudo prova que existe uma causa genética para a doença", acrescentou o investigador, contestando a teoria de que as raparigas são mais vulneráveis à anorexia por influência das imagens de modelos que são muito magras.

O especialista acredita que futuramente será possível acompanhar as gestações por forma a evitar que as mães produzam estrogénio em excesso.

Pedro Santos»

Fonte: Farmácia.com.pt
Link: http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=5301

Sem comentários: