terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Grávidas: Mais de dois cafés dia aumentam risco de aborto


«Uma mulher grávida não deve beber café, mas, se o fizer, então não deverá ultrapassar 200 miligramas de cafeína por dia - o equivalente a dois cafés normais em Portugal. Isto porque, de acordo com um estudo a publicar on-line na revista American Journal of Obstetrics and Gynecology, a ingestão de uma quantidade superior de cafeína pode duplicar o risco de aborto nos primeiros três a quatro meses de gravidez.

O trabalho, levado a cab0 por uma equipa liderada por De-Kun Li, da Kaiser Permanente, uma fundação sem fins lucrativos ligada à saúde, da Califórnia, teve como universo 1063 grávidas e decorreu entre 1996 e 1998, período durante o qual as mulheres foram questionadas quanto aos hábitos alimentares até às 20 semanas de gestação, pode ler-se na edição desta terça-feira do diário Público.

Destas, 264 não consumiam qualquer cafeína, 635 relataram um consumo até aos 200 miligramas diários e 164 ultrapassavam esta quantidade.
Registaram-se também 172 abortos.

A partir destes dados, os cientistas foram verificar se existiria alguma relação entre a ingestão de cafeína e o risco de aborto: concluíram que as mulheres que consumiam até 200 miligramas corriam mais riscos (15%) face àquelas que não ingeriam nenhuma (12%), enquanto, no caso das grávidas que iam para lá de 200 miligramas, esse risco subia mesmo para cerca de 25%.

Ou seja, segundo o estudo, mais que dois cafés normais por dia duplicam as possibilidades de abortar, juntando-se a outros factores de risco bem conhecidos, como o tabaco, o álcool ou a idade avançada da mulher. »

Fonte:Diário Digital

3 comentários:

Anónimo disse...

Hi i am kavin, its my first time to commenting
anywhere, when i read this piece of writing i thought i could also
make comment due to this sensible post.

my homepage ... Guaranteed Loans

Anónimo disse...

Hi, yup this article is really good and I have learned lot of things from it regarding
blogging. thanks.

Here is my blog post: PE accelerometer

Anónimo disse...

You've made some really good points there. I checked on the net to learn more about the issue and found most individuals will go along with your views on this website.

my blog post: Cafes in San Juan Capistrano