quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Dieta mediterrânea na gravidez pode prevenir asma, afirma estudo


«PARIS (AFP) — As mulheres grávidas que seguem a famosa dieta mediterrânea podem, com este hábito, proteger seus filhos de desenvolverem doenças respiratórias como asma e alergia na infância, revelou um estudo a ser publicado na quinta-feira no jornal britânico especializado Thonrax.

Uma equipe de médicos recrutou 507 mulheres que faziam pré-natal numa clínica na ilha mediterrânea de Menorca em 1997. Elas responderam a questionários a respeito de seus hábitos alimentares.
Mais de seis anos depois, a equipe analisou os filhos destas mães para verificar se tinham desenvolvido asma ou dificuldades respiratórias ou se apresentavam seis tipos comuns de alergia.

Os pesquisadores descobriram que a dieta alimentar das crianças desta idade tem menor impacto no desenvolvimento destes problemas. O que realmente fazia diferença, no entanto, era o que as mães haviam comido durante a gravidez.
Entre as mulheres que participaram do estudo, um terço obteve uma baixa pontuação no teste que mede o grau de utilização da dieta mediterrânea - o consumo de frutas e vegetais, azeite, peixe, grãos, legumes e nozes. Dois terços obtiveram altos graus.

Crianças do grupo de baixa pontuação apresentavam entre três e quatro vezes mais tendência a desenvolver sintomas de asma do que o grupo das mulheres que haviam atingido alta pontuação, e duas vezes mais propensão a desenvolver alergias.
O consumo de vegetais mais de oito vezes por semana, de peixe mais de três vezes, e feijão ou ervilha mais de uma vez por semana parecem ser fatores especialmente positivos.
Por outro lado, o consumo de carne vermelha mais de três vezes por semana parece ter estimulado os riscos.

O estudo aponta dois componentes-chave da dieta mediterrânea: antioxidantes - substâncias que dificultam a ação danosa dos radicais livres - e ácidos graxos poliinsaturados, tipicamente encontrados no azeite de oliva e no óleo de peixe.
Antioxidantes são conhecidos por protegerem contra a asma em crianças pequenas, enquanto que ácidos graxos protegem contra inflamações, um fator importante no complexo problema de asma, explicaram os autores.

A dieta mediterrânea, que é associada à longevidade, também compreende quantidades moderadas de vinho tinto. Mas como o consumo de álcool é proibido durante a gravidez, o vinho não foi incluído no estudo.
A pesquisa foi coordenada por Leda Chatzi, médica do Departamento de Medicina Social da Universidade de Creta, na Grécia.»

Fonte:APF
Link:http://afp.google.com/article/ALeqM5jhCUN_D4uDM2RVs6FxQQi8sYzBPQ

Sem comentários: